O Primeiro Encontro de Alinhamento da Atenção Primária à Saúde da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba de 2025 foi realizado nesta quarta-feira (23/4), no Auditório da Receita Federal, em Uberaba. O evento foi um dia de trocas, aprendizado e colaboração entre gestores, coordenadores e técnicos envolvidos na atenção primária à saúde da região.
Durante o encontro, foram abordados temas essenciais para o fortalecimento da atenção básica, como quem são as referências da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (Cras) da SRS Uberaba, o cofinanciamento federal, o componente de vínculo e acompanhamento territorial previsto na Portaria nº 3.493, de 10 de abril de 2024, além do cofinanciamento estadual e seus componentes.
De acordo com Ana Maria de Oliveira Bernardes, superintendente Regional de Saúde de Uberaba, a atenção primária é responsável por resolver cerca de 80% dos problemas de saúde em um município. Por isso, a participação de todos é fundamental para o sucesso das ações. Ela destacou ainda, a importância de se inteirar sobre a programação financeira e orçamentária, além de conhecer as metas e indicadores da atenção primária.
Ana Maria reforçou também, que os coordenadores e equipes de atenção primária devem se enxergar não apenas como executores de diretrizes, mas como gestores dos serviços e responsáveis financeiros e orçamentários. “Essa mudança de perspectiva é essencial para garantir uma gestão mais eficiente e promover uma atenção primária mais resolutiva para a população”, afirmou.
Viviane Pereira, da equipe da Cras da SRS Uberaba, destacou que o mais valioso do encontro, foi a oportunidade de troca entre os profissionais e o esclarecimento de dúvidas. Ela explicou que, “durante a inscrição, os participantes puderam sugerir temas e questões a serem abordadas de forma personalizada, atendendo às reais necessidades das equipes”.
Essa abordagem colaborativa reforçou, entre todos, o compromisso de promover uma atenção primária mais resolutiva e alinhada às demandas da população, além de mais integração e participação dos profissionais.
Por Sara Braga / Foto: Sara Braga