Regional de Saúde de Diamantina promove reunião técnica sobre a Política Valora Minas 

Gestores municipais e representantes hospitalares discutem financiamento, indicadores de desempenho e fortalecimento das redes assistenciais na macro Jequitinhonha 

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina promoveu, na segunda-feira (14/4), uma reunião técnica com representantes dos municípios e de hospitais da macrorregião de Saúde Jequitinhonha. O encontro, realizado no auditório da SRS, teve como foco o alinhamento da execução da Política de Atenção Hospitalar do Estado de Minas Gerais — Valora Minas — com foco na revisão do financiamento, monitoramento de indicadores e estratégias de fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde. 

A reunião teve ainda um papel importante para os novos gestores e equipes técnicas que assumiram recentemente nos municípios. Com a renovação de gestões iniciada neste ano em várias localidades sob jurisdição da SRS Diamantina, o encontro representou uma oportunidade para nivelamento de informações e integração desses profissionais à política hospitalar em curso no estado. Além de atualizar aqueles que já acompanham a execução do Valora Minas, o momento favoreceu o esclarecimento de dúvidas e o fortalecimento das articulações locais.
Entre os temas abordados na reunião, estiveram o cenário assistencial da Política Valora Minas; a revisão do financiamento da política hospitalar; a apresentação do novo Manual de Indicadores e a análise dos componentes variáveis vinculados às redes temáticas e serviços estratégicos. 

Também foram discutidos o componente hospitalar do Plano de Ação Regional da Rede de Urgência da macrorregião, a Rede Alyne, o respectivo plano de ação com foco na reorganização da oferta assistencial, além da revisão do Plano de Ação Regional do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), com definição de cronograma de reuniões com os municípios.
Segundo Ana Luiza Moreira Pauferro, referência técnica da Rede de Urgência e Emergência da SRS Diamantina, a reunião foi uma iniciativa da coordenação de Redes de Atenção à Saúde da regional, que identificou a necessidade de orientar os gestores sobre o novo manual de indicadores e esclarecer pontos sensíveis do monitoramento. 

No âmbito da Rede de Urgência e Emergência, foram apresentadas propostas de ampliação ou qualificação do componente hospitalar, já aprovadas ou ainda sob diligência pelo Ministério da Saúde. “Nosso objetivo foi orientar as próximas ações dos hospitais ou da gestão municipal para implementar essas propostas de forma estruturada”, destacou Ana Luiza.

Valora Minas 
  A Política Valora Minas é a estratégia estadual de organização da atenção hospitalar no Sistema Único de Saúde (SUS) em Minas Gerais. Estruturada em módulos, ela busca promover a regionalização do atendimento, o uso eficiente dos recursos públicos e a qualificação da assistência prestada à população, por meio de critérios técnicos, metas assistenciais e monitoramento contínuo do desempenho das unidades hospitalares.  

Por: Ricardo Maciel / Foto: Ricardo Maciel

Rolar para cima