No dia 20/3, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas promoveu o treinamento da Força Estadual do SUS no Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam). O evento reuniu representantes dos 21 municípios da região, capacitando médicos e enfermeiros da região para o enfrentamento dessas doenças.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está percorrendo os territórios do estado para capacitar profissionais de saúde para o manejo clínico das arboviroses – dengue, chikungunya, zika, oropouche e febre amarela. Essa iniciativa faz parte das ações da Força Estadual do SUS, composta por médicos e enfermeiros que atuam em temáticas relevantes para a saúde pública.
Marcela Lencine Ferraz, diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da SES-MG, ressaltou que, até o final de março, todas as 28 unidades regionais de saúde do estado terão recebido a capacitação. “O objetivo é garantir que médicos e enfermeiros possam identificar precocemente os casos, adotar condutas adequadas e, assim, reduzir o número de complicações e óbitos”, completou.
A enfermeira Alice Frugoli, mestre em Gestão em Educação em Saúde e Enfermagem pela UFMG, enfatizou o caráter prático da capacitação, que utilizou a metodologia de discussão de casos clínicos. “Foi uma capacitação muito produtiva, todos participaram ativamente, e certamente saíram mais preparados para o enfrentamento das arboviroses”, afirmou a palestrante.
O médico infectologista e palestrante Roger Lopes Batista reforçou a importância do evento por aproximar a gestão estadual dos profissionais que atuam no atendimento direto à população. Ele destacou a revisão das condutas clínicas, a necessidade de notificação dos casos suspeitos e a abordagem detalhada sobre febre amarela. Roger reforçou que “é importante os profissionais de saúde incentivarem a população a se vacinar, pois a vacina é a melhor maneira de prevenção”, finalizou.
Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas