A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas, realizou, no dia 26/3, o Conexão Minas-Saúde Regional. O encontro ocorreu no Centro Universitário de Patos de Minas e reuniu prefeitos, secretários de saúde, técnicos dos 21 municípios que fazem parte da SRS Patos de Minas, além de representantes de consórcios intermunicipais de saúde, conselhos municipais e do Conselho Estadual de Saúde. O objetivo foi fortalecer o vínculo entre os municípios e a Superintendência Regional de Saúde.
Regina Paula Ferreira Pinto Siqueira, coordenadora do Núcleo de Consórcios em Saúde e representante do Nível Central da SES-MG, destacou a relevância da iniciativa para aprimorar a conexão entre os entes federativos – União, estados e municípios – e reforçar a articulação entre os gestores. “A integração entre os diversos atores do sistema de saúde é essencial para o avanço das políticas públicas no estado”, afirmou a coordenadora.
Durante o encontro foram abordados pela superintendente, coordenadores e técnicos regionais temas fundamentais para a gestão em saúde pública, incluindo estrutura organizacional da SES-MG, planejamento, instrumentos de gestão, ordenamento de despesas, vigilância em saúde, redes assistenciais e acesso aos serviços.
Representando o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems MG), o contador Reinaldo César abordou o tema da importância da clareza na responsabilidade do gestor enquanto ordenador de despesas e na prestação de contas.

A superintendente regional de Saúde de Patos de Minas, Maíra Lemos de Castro, enfatizou a relevância da colaboração entre os municípios para o fortalecimento das políticas de saúde. “Cada município pode contribuir para avançarmos juntos. Nosso objetivo é ampliar o atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), fortalecer a Rede de Urgência e Emergência e promover melhorias significativas nos serviços de saúde da região”, ressaltou.
O Conexão Minas-Saúde Regional está sendo realizado nas 28 Unidades Regionais de Saúde do estado, consolidando-se como uma importante iniciativa para aprimorar a gestão e o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo os vínculos entre os profissionais que integram a rede assistencial.
Por: Superintendência Regional de Saúde de Patos de Minas