Ocorreu nesta quinta-feira (02/02), a primeira reunião do ano da Comissão Intergestores Regional (CIR). Na ocasião, uma equipe de servidores da Regional de Saúde de Itabira repassou aos novos gestores municipais orientações técnicas sobre todas as áreas de atuação, monitoramento e gerenciamento ligados às ações e serviços de saúde desenvolvidos na região pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

Foram abordadas informações referentes às áreas de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Sanitária, Rede de Atenção à Saúde, Atenção Primária, Regulação, Assistência Farmacêutica, Gestão, Ouvidoria, Controle Social e de Apoio Administrativo de acordo com os protocolos de diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

As abordagens discutiram processos de trabalho incluindo orientações técnicas e gerenciais, da reorganização da gestão dos serviços, informações e diretrizes que incluem a situação epidemiológica no país, estado e na região, bem como a abordagem sobre a Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, além da Febre Amarela

Crédito: Darliéte Martins

De acordo com o Coordenador do Núcleo de Vigilância e Saúde da Regional, Marcelo Barbosa Motta, a intenção foi ressaltar a importância das orientações gerais de combate ao mosquito transmissor das doenças, incluindo as questões de mobilização e da utilização de recursos das áreas envolvidas.

“Estamos atentos e vigilantes e precisamos continuar discutindo as medidas necessárias ao controle dos vetores, a educação em saúde nesse controle, e as medidas de assistência e gestão geral do processo, de modo a otimizar e aperfeiçoar ao máximo os recursos existentes. Não faltará vacina para quem necessitar, dentro dos critérios estabelecidos para a imunização. Estamos agindo de acordo com as normas e orientações preconizados pelo Ministério da Saúde e pela SES-MG, e contamos com o apoio dos novos gestores para que o trabalho flua sob controle”, afirmou Marcelo Motta.

Para Tatiana Gomes Vieira Fonseca, secretária executiva da CIR, “o objetivo dessa reunião mensal é tornar a gestão conjunta um processo de trabalho validado e reconhecido por todos, trazendo à tona questões importantes que devem ser discutidas e contratualizadas sempre pensando na qualidade da gestão e no atendimento eficiente à clientela do Sistema Único de Saúde em cada município” esclareceu a secretária executiva.

O diretor da Gerência, Alexandre de Faria Martins da Costa, agradeceu a presença de todos e desejou uma gestão de qualidade e realizações aos novos técnicos e secretários. “Esta é a primeira reunião da CIR de 2017, e durante todo o ano estaremos juntos construindo, reivindicando e pactuando ações de melhorias para a região. Estamos sempre ouvindo para governar, para empreender processos de trabalho mais adequados, eficientes e eficazes, com componentes mais resolutivos para a nossa região de saúde”, concluiu.

Por Darliéte Martins

Enviar para impressão