Diretor(a) de Políticas Estratégicas

Público-alvo: Público externo e interno da SES (servidores efetivos, MGS, PSS e recrutamento amplo)

Remuneração e Benefícios: DAD 8 – R$ 6.174,36 + ajuda de custo (R$ 75,00 por dia de trabalho) + Plano de Saúde IPSEMG (opcional)

Teletrabalho: máximo de 2 vezes por semana, a depender da agenda – as terças e sextas

Atribuições do setor: A Diretoria de Políticas Estratégicas tem como competência elaborar, coordenar e avaliar as políticas, estratégias e ações relacionadas à saúde mental, pessoa com deficiência e doenças raras, com atribuições de:

  • Promover a articulação e a integração entre os níveis de atenção à saúde no âmbito de sua atuação;
  • Fomentar ações de matriciamento na atenção especializada em consonância com a Atenção Primária à Saúde;
  • Gerir os processos de habilitação dos serviços de atenção especializada das temáticas no âmbito de sua competência;
  • Executar as atividades necessárias ao planejamento, à instauração e à instrução das contratações públicas, incluindo a fiscalização e a gestão de contratos ou instrumentos congêneres, no âmbito de sua atuação.

Atribuições da vaga:

  • Planejar, dirigir e orientar a implementação das políticas federais e estaduais relacionadas à Saúde Mental, Pessoa com Deficiência e Doenças Raras;
  • Definir diretrizes, metas e prioridades estratégicas da diretoria;
  • Garantir a execução alinhada às normas federais, estaduais e aos instrumentos de planejamento da SES/MG;
  • Coordenar, apoiar tecnicamente as duas coordenações vinculadas à diretoria, bem como os demais profissionais ligados diretamente à DPE;
  • Realizar a avaliações, dar feedback e fomentar formação continuada;
  • Distribuir responsabilidades, acompanhar resultados e assegurar integração entre as equipes;
  • Facilitar a comunicação interna e o fluxo de informações entre as coordenações e a Superintendência;
  • Promover articulação entre Atenção Primária, Atenção Especializada e Serviços Hospitalares para garantir integralidade do cuidado nas áreas sob sua responsabilidade;
  • Estimular e monitorar ações de apoio técnico às Unidades Regionais de Saúde;
  • Estimular constante qualificação nos processos de trabalho das coordenações;
  • Definir critérios técnicos e validar pareceres e demais documentos da coordenação;
  • Analisar indicadores, resultados assistenciais e desempenho das políticas da diretoria;
  • Propor melhorias, ajustes regulatórios e alinhamentos estratégicos;
  • Elaborar, juntamente com as coordenações, relatórios técnicos e informes estratégicas para a alta gestão;
  • Representar a SES-MG em reuniões, comissões intergestores, câmaras técnicas e eventos relacionados aos temas da diretoria;
  • Conduzir articulações com municípios, regionais de saúde, instituições de pesquisa e entidades da sociedade civil;
  • Participar do planejamento orçamentário da Diretoria;
  • Acompanhar execução de recursos vinculados às políticas estratégicas da diretoria;
  • Executar ordenação de despesas;
  • Realizar reuniões com atores internos e externos.

Conhecimentos e competências comportamentais e técnicas esperadas:

  • Boa comunicação 
  • Boa articulação tanto com atores internos quanto externos 
  • Proatividade 
  • Boa liderança de equipe 
  • Capacidade de mediar conflitos 
  • Empatia 
  • Boa escuta 
  • Visão sistêmica 
Legislações pertinente aos processos de trabalho:
Sistemas gerenciais: SISAD, SISAP, SEI
Sistemas de informação da área técnica:
Decreto Nº 46.644/ Código de Ética
Lei Nº 869/ Estatuto dos Funcionários Públicos Civis
LEI Nº 8.112
DECRETO 47528/ Assédio Moral
Lei Complementar Nº 116/ Assédio Moral
Decreto Nº 44.559/ ADI – Avaliação Desempenho
Decreto Nº 45.851/ AED – Avaliação Desempenho
Decreto N° 44.986/ ADGP –  Avaliação Desempenho
Decreto Nº 48.187/ Avaliação Desempenho
Lei nº 8.080/1.990 – Legislação Básica do SUS
Lei nº 8.142/1.990 – Legislação Básica do SUS
Administração do tempo
Gestão de Projetos
Gestão de Processos
Comunicação assertiva
Feedback
Gestão do Conhecimento
Gestão de Conflitos
Trabalho em equipe
Relacionamento interpessoal
Desenvolvimento de Pessoas
Análise de situações/problemas
Aprimoramento profissional
Atuação colaborativa
Autocontrole
Autocrítica
Comunicação assertiva
Comprometimento profissional
Consolidação e análise de dados
Empatia
Escuta Ativa
Flexibilidade
Feedback
Foco no Usuário
Foco em Resultados
Gestão Patrimonial
Proatividade
Imprevibilidade
Sigilo/ discrisão
Proposição de soluções
Resiliência
Segurança da informação
Visão sistêmica

Formação acadêmica ou técnica: Profissional de nível superior da área da saúde ou de gestão governamental. 

Experiências profissionais:

  • Ter experiência em serviço público; 
  • Ter experiência no SUS; 
  • Ter afinidade com as linhas de cuidado que são escopo de atuação de coordenação.

Programação:

  • Prazo de inscrição: 05/12/2025 a 11/12/2025- (o formulário ficará disponível para inscrição até às 15 horas)
  • Seleção dos currículos: 12/12/2025 e 15/12/2025
  • Entrevista: 17/12 e 18/12/2025
  • Seleção final: 19/12/2025

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