Webinário da Regional de Governador Valadares detalha novas diretrizes do VigiMinas

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares promoveu, no dia 2/12, uma webinário para profissionais da Vigilância em Saúde. O encontro teve como foco o alinhamento das ações referentes ao VigiMinas, programa que regulamenta e orienta a organização da vigilância em saúde em todo o estado de Minas Gerais.

De acordo com Thalles Miguel Procópio, coordenador da Vigilância em Saúde da SRS Governador Valadares, a reunião foi essencial para a apresentação das atualizações e reforço sobre as responsabilidades dos municípios.

“O VigiMinas hoje é o programa que regulamenta toda a vigilância em saúde no estado. Precisávamos fazer uma reunião com os municípios para repassar as atualizações, apresentar devolutivas e orientar sobre informações que ainda precisam ser enviadas”, destacou.

Durante a apresentação, foram detalhados os indicadores da resolução que define a equipe mínima de Vigilância em Saúde por município, bem como os critérios ligados aos cursos de capacitação obrigatórios para os profissionais da área. Os gestores municipais também receberam orientações sobre o que já foi cumprido e os pontos que ainda necessitam ser formalizados para assegurar a conformidade com o programa.

Segundo Thalles Procópio, a expectativa é de avanço na estruturação das equipes municipais e no fortalecimento da atuação técnica. “A gente espera que as equipes sejam definitivamente estruturadas, bem montadas e capacitadas. Um dos indicadores é justamente a apresentação dos certificados de capacitação e nós acompanhamos de perto esse processo”, afirmou.

O coordenador da Atenção Primária à Saúde (APS) do município de Central de Minas, Anask Freitas, ressaltou o caráter estratégico do encontro para o fortalecimento da vigilância. “A realização da reunião foi muito essencial para o alinhamento das ações do VigiMinas, possibilitando também o esclarecimento de dúvidas sobre a comprovação dos cursos”, afirmou.

As dificuldades enfrentadas pelos municípios na implantação das diretrizes foram destacadas por Anask Freitas. “O programa tem representado um grande desafio para todos e fica evidente que somente com a colaboração contínua das referências da Unidade Regional de Saúde (URS) será possível compreender plenamente o seu contexto e garantir a efetividade. Foi um momento de troca muito positiva, que fortalece nossa atuação e contribui para a melhoria dos serviços”, completou.

A SRS Governador Valadares reafirma seu compromisso com o apoio técnico permanente aos municípios, garantindo segurança sanitária, controle de doenças e melhoria contínua das ações de vigilância em saúde na região.

Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão

Rolar para cima