Visitas domiciliares sobre dengue é discutido em Cachoeira de Pajeú

Imagem

Com o objetivo de capacitar Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE) para que possam realizar as atividades de combate à Dengue, a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeira de Pajeú, realizou na sexta-feira (16/05), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), uma capacitação que teve como enfoque principal as visitas domiciliares.

Os ACS e ACE discutiram sobre quais são as principais dificuldades na hora de realizar as atividades domiciliares, como abordar o usuário, o que falar nas visitas e como realizam as atividades de prevenção e promoção à saúde. Além disso, os participantes discutiram o Plano Permanente Municipal de Combate a Dengue e as ações agendadas para acontecer nos próximos dias, como a “Caminhada faça um gol contra a dengue”, que será realizada no dia 20 de maio, e a gincana municipal de combate à dengue “Trollando o mosquito na escola”, que está previsto para o dia 6 de junho.

O coordenador de Vigilância em Saúde e de Atenção Primária de Cachoeira de Pajeú, Glaubert Souza, ressaltou que o objetivo do evento foi promover a intrassetorialidade. “Instrumentalizar a rede intrassetorial é o primeiro passo para avançarmos com ações e com o planejamento de forma horizontalizada. Nesse sentido trabalhamos para ter um diagnóstico mais detalhado da situação de saúde municipal e a partir disso construímos uma capacitação dinâmica com as necessidades do município. Ficou conosco a convicção da importância de cada vez mais fortalecermos a comunicação em saúde municipal, pois só assim alcançaremos novas perspectivas, sempre com olhar intra e intersetorial”.

Para a agente comunitária de Saúde da Estratégia Saúde da Família (ESF) de Cachoeira Saudável, Tatiane Rocha, é importante que os profissionais de saúde tenham um olhar voltado para as ações de promoção à Saúde. “Percebo que nós trabalhadores devemos ficar atentos a abordagem familiar. Muitas vezes devido a rotina de trabalho tendemos a acomodar e não levar o que eles mais precisam, que é a informação. Por isso acho que capacitações como essa nos motivam bastante para melhorar o nosso trabalho.”

Além da temática central sobre a dengue, o evento foi uma oportunidade para que o município pudesse também debater sobre outros temas prioritários como: mortalidade infantil e materna, captação precoce de gestantes, campanha de hanseníase e geo-helmentíases, indicadores do programa Saúde em Casa e projeto de fortalecimento da vigilância em saúde, bem como notificações das doenças relacionadas ao trabalho e retirada de dúvidas acerca dos programas – bolsa família, SISVAN, SISPRENATAL, E-SUS e preenchimento das fichas e formulários municipais.

Autor: Allan Campos

Rolar para cima