VISA da GRS Pedra Azul busca garantir a qualidade dos alimentos

VISA da GRS Pedra Azul busca garantir a qualidade dos alimentos

Com o objetivo de observar as boas práticas de fabricação dos alimentos na região, a Vigilância Sanitária (VISA) da Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul está intensificando, no mês de setembro, as inspeções nas indústrias de alimentos cadastradas. A meta da GRS é inspecionar 100% destes estabelecimentos, garantindo, assim, que os produtos tenham qualidade.

Já com relação aos produtos do comércio local, o coordenador e autoridade sanitária da VISA/GRS Pedra Azul, Fabian Antunes Pinto, explicou que houve uma descentralização das ações de inspeção e, com isso, a VISA municipal passou a desempenhar um papel imprescindível, já que é ela quem fiscaliza os produtos para consumo humano.

Por isso, cada vez se torna mais necessário que a VISA municipal esteja capacitada para cumprir com as suas atribuições. Segundo dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a falta de fiscalização dos estabelecimentos de alimentos pode contribuir para que haja um aumento de doenças transmitidas por alimentos, sendo que a principal bactéria contaminante no Brasil é a Salmonella.

A autoridade sanitária da VISA/GRS Pedra Azul, Renata Alves, disse que 45% dos surtos relacionados aos alimentos acontecem nas residências, seguidos de 20% em restaurantes e de 11% nas escolas. “Para garantir a qualidade dos alimentos é importante que o manipulá-lo, seja feita a higienização correta das mãos e dos alimentos, principalmente, os que são consumidos crus. Após o preparo, os alimentos devem ser consumidos ou mantidos sob refrigeração”, recomendou.

Nutricionista na Escola

Desde 2009, a lei federal 11.947 definiu como função do nutricionista a responsabilidade pela elaboração do cardápio escolar, baseado nas quantidades diárias de nutrientes que devem ser consumidos, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada. Os cardápios devem oferecer, pelo menos, três porções de frutas e hortaliças (200 g para cada aluno por semana) nas refeições ofertadas.

A presença da nutricionista na escola foi classificada como fundamental para melhorar a qualidade dos alimentos que são distribuídos no ambiente escolar, principalmente porque a escola é o terceiro local onde mais ocorrem surtos de doenças transmitidos por alimentos.

Com o objetivo de capacitar esses profissionais, a GRS Pedra Azul já tem se mobilizado para elaborar um plano de ação que visa treinar os nutricionistas das escolas municipais e estaduais com relação às boas práticas de preparo dos alimentos.

PROGVISA

Desde o ano 2000, quando as atividades do PROGVISA tiveram início, o programa vem sendo a base para o monitoramento da qualidade dos alimentos comercializados em Minas Gerais, além de ser importante instrumento para o planejamento e estruturação das ações de vigilância sanitária no estado e, principalmente, nos municípios.

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Allan Campos / GRS – Pedra Azul


Rolar para cima