Com ações iniciadas em setembro deste ano em parceria com o Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), na segunda-feira, 15/12, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou videoconferência com coordenadores de vigilância em saúde dos 86 municípios da macrorregião de Saúde Norte, com o objetivo de implantar a estratégia ÆSOP (Alert-Early System of Outbreaks with Pandemic Potential).
Num primeiro momento a iniciativa visa o fortalecimento da Vigilância em Saúde baseada em eventos e a detecção precoce de surtos de doenças respiratórias no estado, aliando informações sobre o aumento dos atendimentos nos serviços de Atenção Primária à Saúde (APS) e a comercialização de medicamentos em farmácias.
Minas Gerais, juntamente com a Bahia, é um dos três estados pioneiros na implantação da estratégia de forma assistida e sistemática, após um projeto piloto desenvolvido no Amazonas. O ÆSOP constitui um sistema de antecipação de surtos com potencial pandêmico. Utiliza inteligência artificial e modelagem de dados para analisar padrões de atendimento nos serviços de Atenção Primária à Saúde, e emite alertas quando os dados excedem o esperado em uma determinada região.
“Com a estratégia ÆSOP, o objetivo da SES-MG é reforçar as ações de vigilância, antecipando aos municípios problemas de saúde que possam resultar na ocorrência de surtos. Estamos no final do ano e, com a realização de confraternizações, aumentam os casos de síndromes respiratórias agudas. Neste ano, nas semanas epidemiológicas 47 e 49 o Estado emitiu 400 avisos de ocorrência de síndromes respiratórias aos municípios”, observou Hérica Vieira Santos, referência técnica do nível central da SES-MG.
Ainda de acordo com a referência técnica, os serviços municipais de vigilância em saúde do Norte de Minas contam com suporte adicional do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), sediado na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros.
A partir da emissão dos avisos de alerta de aumento de casos de síndromes respiratórias agudas aos municípios, as unidades regionais da SES-MG de Montes Claros, Januária e Pirapora manterão contato com as secretarias de saúde para avaliar a necessidade de apoio na implementação de planos de ação de vigilância; cessão de insumos e avaliação das taxas de cobertura vacinal contra a covid-19 e a gripe Influenza.
A estratégia
O ÆSOP foi desenvolvido com a cooperação da Fiocruz Bahia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Fundação Rockefeller, como fruto da interseção entre pesquisa acadêmica e ações efetivas de vigilância em saúde, utilizando tecnologia de ponta.
A médica e pesquisadora da Fiocruz Bahia, Izabel Marcilio explica que o ÆSOP não cria sobrecarga de dados pois atua com bases já consolidadas. “O carro-chefe da iniciativa são os dados da Atenção Primária de Saúde, mas ele também utiliza dados de vendas de medicamentos e até de buscas na internet.” Estes últimos são coletados via Google Trends e representam uma camada adicional que fortalece a avaliação mais precisa obtida pelas camadas anteriores.
De modo mais técnico, a plataforma AESOP utiliza inteligência artificial e modelagens matemáticas para analisar dados assistenciais da Atenção Primária à Saúde (APS) registrados no Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), identificando sinais de alerta com base em critérios como impacto assistencial, risco de disseminação, capacidade de resposta e cobertura vacinal.
Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora do Cievs e da vigilância em saúde na SRS de Montes Claros entende que “a partir da análise dos atendimentos realizados nos serviços de atenção primária à saúde, aliado à coleta de dados sobre a comercialização de medicamentos, o estado passa a antecipar as tendências de potenciais problemas de síndromes respiratórias, possibilitando aos municípios agir em tempo hábil para o enfrentamento das emergências em saúde pública”.
Por: Pedro Ricardo
Imagem – Captura de tela de videoconferência
