A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza, nos dias 17 e 18, reunião da Vigilância em Saúde na Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) com objetivo de promover alinhamento e apresentar resultados e dados do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde no estado.
O público de cerca de 90 participantes é composto por referências de áreas temáticas e coordenadores da Vigilância Sanitária (Visa) e da Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador das 28 unidades regionais de saúde da SES-MG.
A superintendente de Vigilância Sanitária da SES-MG, Maria Goretti Martins de Melo, enfatiza que, com a implantação do Projeto de Fortalecimento , houve maior esclarecimento sobre as funções da Visa. “Já incorporamos os conceitos da Vigilância em Saúde e especialmente em relação à Visa, o conhecimento da importância das ações dela na melhoria da qualidade de vida da população. Tais ações vão muito além da questão reguladora e punitiva”. Melo enfatiza a relevância da descentralização das ações. “Há um avanço grande na descentralização das ações que é evidenciado no Projeto de Fortalecimento em Vigilância em Saúde”.
Para a superintendente da Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador, Deise Aparecida dos Santos, com o Projeto a Vigilância em Saúde tem reforçado seu papel estratégico. “O Projeto está em execução há dois anos com estabelecimento de ações e indicadores. Assim, fica mais evidente a Vigilância em Saúde como um componente estratégico nas ações de atenção à saúde, já que está inserido em todas as redes de atenção”.