Com o objetivo de discutir o Planejamento Estratégico da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde (SUBSVPS) e definir as competências da área de Vigilância em Saúde, a Regional de Patos de Minas, em conjunto com os técnicos da Diretoria de Promoção em Saúde do Nível Central, realizam nesta terça e quarta-feira, 28 e 29 de fevereiro, o Encontro Regional de Vigilância em Saúde para os servidores das Superintendências Regionais de Saúde (SRS), secretários de saúde e técnicos de vigilância em saúde dos municípios da microrregião.Lindomar Marques Babilônia, superintendente regional de saúde de Patos de Minas, destaca a importância do desenvolvimento do Planejamento Estratégico da SUBSVPS. “A regional, com o apoio do Nível Central e do grupo gestor interno, objetiva trabalhar em conjunto com os municípios para concretizar a implantação e implementação das estratégias de vigilância em saúde”.Para o diretor de Promoção à Saúde e de Agravos não Transmissíveis, Edilson Correa Moura, há uma alteração do perfil demográfico e epidemiológico da população, o que modifica o trabalho da vigilância em saúde dentro deste contexto. “Está havendo uma transição demográfica e a população vem envelhecendo, e com isso há a necessidade de alterar o modelo de atenção, com ações de promoção em saúde que permeiam várias áreas, sendo que é preciso estruturar o setor, capacitar os recursos humanos e pactuar resultados”, aponta.
Apoio legal
A Resolução SES nº 3049/2011 aprovou o Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde do Estado de Minas Gerais, com o objetivo de apoiar as descentralizações destas ações no âmbito dos respectivos territórios sanitários. A técnica da área de Promoção à Saúde da SES, Sônia Serufo, ressalta que haverá um aporte financeiro para os municípios. “O valor a ser investido varia de acordo com a população e complexidade das ações conforme o elenco 1, 2 ou 3”, explica.Os 21 municípios sob a jurisdição da SRS Patos de Minas terão até o dia 28/03 para entregar o diagnóstico local e o plano de investimento aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde para aderir ao Projeto de Fortalecimento de Vigilância em Saúde. “Em seguida, a equipe da regional apreciará o projeto, e o acompanhamento do cumprimento de metas será quadrimestral e pelo GEICOM, como também pelo apoio constante aos municípios”, disse a diretora da Vigilância em Saúde da SRS Patos de Minas, Maria Teresa Xavier de Mendonça.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também nohttp://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Lilian Cunha / SRS Patos de Minas