Varginha é palco de oficina sobre Rede de Urgência e Emergência

Varginha é palco de oficina sobre Rede de Urgência e Emergência

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais promove, em Varginha,  de terça a quarta-feira (30 a 31/10),  a I Oficina de Implantação da Rede de Urgência e Emergência de Minas Gerais, para a Região Ampliada Sul, que envolve 153 municípios jurisdicionados às Superintendências Regionais de Saúde de Alfenas, Passos, Pouso Alegre e Varginha.

Participam do evento mais de 250 pessoas, entre Prefeitos, Gestores Municipais de Saúde, diretores e provedores de hospitais, representantes do Corpo de Bombeiros, além de coordenadores de Atenção Primária dos municípios.   A Superintendente Regional de Saúde de Varginha, Mabelle de Barros Leite Nogueira, deu as boas vindas aos presentes salientando a “importância da união de esforços dos municípios, regionais e Nível Central, para o alinhamento e estruturação da rede de Urgência e Emergência da Região Ampliada Sul”.

Rasível dos Reis, Coordenador Estadual de Urgência e Emergência, juntamente com Marco Antônio Bragança de Matos, Coordenador de Normalização de Serviços de Saúde (SES/MG) e equipe, realizaram apresentações sobre o Projeto de Implantação da Rede de Atenção em Urgência e Emergência na região em questão, além de expor a situação da saúde regional e apresentar modelos e critérios para a efetivação da Rede.

Sobre a estruturação do SAMU 192, que será implantado na região, Rasível lembrou que a sede da Central Reguladora será em Varginha, e que 43 ambulâncias serão destinadas a este projeto, sendo 34 de suporte básico e 9 de suporte avançado. “Temos de nos alinhar e trabalhar conjuntamente para que possamos colher os frutos deste projeto o mais breve possível, evitando o maior número de mortes, o quanto antes”, afirmou.

Experiências das regiões Norte, Nordeste/Jequitinhonha e Centro Sul foram apresentadas por profissionais que participaram da implantação da Rede nestas localidades, explicitando o processo, as dificuldades e entraves, além da situação atual dos serviços. Na quarta-feira (31), serão realizadas atividades em grupo para avaliação do desenho proposto para a Rede de Urgência e Emergência na Região Ampliada Sul.

Autor: Tânia Corrêa / SRS-Varginha


Rolar para cima