Vacinação é estratégia fundamental para proteger vidas e fortalecer a saúde pública

SES-MG reforça importância da imunização como política pública segura, eficaz e essencial para a proteção individual e coletiva

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) reforça, de forma contínua, a importância da vacinação como uma das principais estratégias de prevenção de doenças e de promoção da saúde pública. Seguras e eficazes, as vacinas estimulam a produção de anticorpos contra vírus e bactérias, reduzindo o risco de adoecimento, de complicações graves, de hospitalizações e de mortes evitáveis, além de contribuírem para a melhoria da qualidade de vida da população.

A manutenção de altas coberturas vacinais é essencial para evitar o aumento de casos de doenças já controladas, como a paralisia infantil e a rubéola, e para impedir o retorno de enfermidades erradicadas no país, a exemplo da varíola. A redução da vacinação eleva os riscos de surtos e pode sobrecarga do sistema de saúde.

Moradora de Santa Cruz de Minas, a professora aposentada Márcia Batista, de 67 anos, destacou que sempre confiou na vacinação como forma de cuidado com a saúde. “Sempre me posicionei a favor da vacinação. Recebi todas as doses da vacina contra a covid-19 e não tive problemas. Vacinei meus filhos e acompanho de perto a vacinação dos meus netos”, relata.

Segundo ela, a imunização trouxe mudanças significativas. “Na minha infância e adolescência era comum ver crianças com paralisia infantil. Hoje, isso não acontece mais, graças às vacinas e às campanhas de imunização. As vacinas salvam vidas e evitam doenças que poderiam ser prevenidas se as pessoas confiassem na ciência e pensassem no bem-estar de suas famílias”, afirmou.

Vacinas seguras e informações de qualidade

A imunização é uma política pública consolidada no Brasil, baseada em evidências científicas, responsável pela prevenção e pelo controle de doenças como coqueluche, covid-19, dengue, difteria, febre amarela, meningite e poliomielite. Os imunizantes ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passam por rigorosos processos de avaliação, aprovação e monitoramento, o que garante sua segurança e eficácia.

Para o fortalecimento do Programa Mineiro de Imunizações (PMI), alinhado ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), a SES-MG tem investido em ações de vacinação, capacitação de profissionais de saúde, utilização de vacimóveis e estratégias de vacinação extramuros, fortalecendo a imunização nos municípios e ampliando o acesso da população aos serviços. 

Na área de abrangência da Gerência Regional de Saúde (GRS) de São João del-Rei, o referência técnica em Imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da GRS, Luciano Santos, informou que ações de vacinação são realizadas de forma contínua para ampliar o acesso da população aos imunizantes, especialmente em áreas mais afastadas das salas de vacina. “No município de São João del-Rei, por exemplo, foram promovidas, no mês de janeiro, ações com o uso do vacimóvel nos bairros Risoleta Neves, Águas Gerais e no alto das Mercê, com oferta de todas as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação para crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes”, disse. 

A diretora da GRS São João del-Rei, Edwalda Maria Carvalho de Assumpção, ressaltou a segurança dos imunizantes e a importância de buscar informações em fontes oficiais. “É fundamental que a população busque informações em fontes oficiais e confiáveis. As vacinas passam por rigorosos processos de avaliação e monitoramento antes de serem disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A desinformação representa um desserviço à saúde pública”, destacou.

Proteção individual e coletiva

Quanto maior o número de pessoas vacinadas em uma determinada localidade, menor é a possibilidade de circulação de vírus e bactérias causadores de doenças preveníveis. 

De acordo com a referência técnica, Luciano Santos, a imunização é essencial para a proteção individual e coletiva. “As vacinas protegem não apenas a pessoa imunizada, mas também aquelas ao seu redor, especialmente os grupos mais vulneráveis, como crianças e idosos”. 

A vacinação é fundamental em todas as fases da vida. Na infância, protege contra doenças graves e potencialmente fatais, como sarampo, meningite e pneumonia, contribuindo para um crescimento saudável e a prevenção de sequelas. Entre os idosos, a atualização vacinal é indispensável, pois o enfraquecimento natural do sistema imunológico aumenta a vulnerabilidade a infecções, elevando o risco de complicações, internações e óbitos.

Acesse o hotsite Vacina Mais Minas e saiba mais sobre a importância da imunização: https://www.saude.mg.gov.br/vacinamaisminas/

Por: Antonio Maria Ferreira / Foto: Antonio Maria Ferreira

Rolar para cima