Os municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos recebem nesta semana as doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para imunizar as gestantes e prevenir os futuros recém-nascidos contra a bronquiolite. A doença é uma das principais causas de internações e mortes de crianças com menos de dois anos de idade.
Essa é a primeira remessa do imunizante, com 1.381 doses, que a SRS Passos recebeu da rede de frio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). O total de gestantes da região a serem beneficiadas foi definido pelo número de nascidos vivos em 2023, conforme o Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc 2023), quando foi apurado um quantitativo de 5.144 mulheres em gestação.
“É importante ressaltar que o imunizante passou a fazer parte da rotina do Programa Nacional de Imunizações (PNI) e, uma vez incorporado ao Calendário Nacional de Vacinação do Ministério da Saúde (MS), todas as gestantes brasileiras terão acesso à vacina de forma continuada”, explicou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), Márcia Aparecida Silva Viana.
Para Márcia Silva, a introdução da vacina contra o VSR no PNI representa um ganho extraordinário para a saúde das crianças porque as infecções do trato respiratório inferior estão entre as principais causas de morbidade e mortalidade de crianças e adultos em todo o mundo, tendo o VSR como o principal agente etiológico em crianças menores de dois anos de idade. “Então, com a administração dessa vacina nas gestantes, essas crianças estarão protegidas no período de maior vulnerabilidade para ocorrência de óbitos”, disse.
A referência técnica em Imunizações, Sueli Veloso Maia, explicou que vacinar a mulher a partir da 28ª semana de gestação tem a finalidade de reduzir o número de casos de bronquiolite em recém-nascidos, que é uma das infecções respiratórias mais graves do período neonatal. “Estudos têm demonstrado que a vacinação materna apresentou uma eficácia (81,8%) muito alta na prevenção de doenças respiratórias graves causadas pelo VSR nos bebês durante os primeiros três meses após o nascimento”, observou.
Ainda de acordo com a referência técnica, a distribuição da primeira remessa de doses será proporcional à estimativa de gestantes acima de 28 semanas nos 27 municípios da Regional de Saúde. Passos, a maior cidade da região, irá receber 339 doses. A vacina será administrada em dose única, bastando a gestante se dirigir a uma sala de vacinação próxima de casa. “O importante é que não tem restrição quanto a idade da gestante”, disse Sueli Maia.
O vírus sincicial respiratório é responsável por 75% dos casos de bronquiolite e cerca de 40% das pneumonias em crianças abaixo de dois anos de idade. Os bebês com até seis meses são os mais vulneráveis às infecções, com maior risco de desenvolverem as formas mais graves.
Conforme os resultados dos estudos clínicos, a redução de casos graves causados pelo VSR com a imunização da mãe foi de 81,8% nos primeiros três meses após o nascimento e de 69,4% até os seis meses de vida.
Por Enio Modesto / Foto: Enio Modesto
