Mantido com recursos repassados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e pelo Ministério da Saúde para o atendimento de demandas de 86 municípios, a partir deste mês o Serviço Móvel de Urgência (Samu) passa a contar com nove novas bases no Norte de Minas. A operacionalização das unidades foi formalizada no dia 9/1/26, durante solenidade do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência do Norte de Minas (Cisrun), realizada em Montes Claros.
Foram contempladas com uma ambulância de suporte básico os municípios de Botumirim, Buritizeiro, Fruta de Leite, Icaraí de Minas, Joaquim Felício, Montes Claros, Santa Fé de Minas, São João das Missões e Urucuia. As localidades integram as áreas de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora.
A referência técnica em Atenção Ambulatorial Especializada na SRS de Montes Claros, Ludmila Martins Ferraz Rocha entende que “a ampliação e o fortalecimento do trabalho do Samu constitui iniciativa de fundamental importância para o atendimento das demandas de urgência e emergência em saúde no Norte de Minas, levando em conta as peculiaridades das microrregiões de saúde, bem como o fato da região possuir grande extensão territorial”.
Zildete Ferreira de Souza, diretora executiva do Cisrun, entende que “cada nova base implantada do Samu representa mais agilidade e, acima de tudo, mais chances de salvar vidas”.
Já o presidente do consórcio, Gonçalo Antônio Mendes Magalhães, destaca que “os avanços obtidos pelo Samu no Norte de Minas são resultado de um trabalho coletivo, construído com diálogo, responsabilidade e compromisso com o serviço público”.
Segundo o Cisrun, com a inauguração das novas bases, o Norte de Minas passa a contar com 69 ambulâncias e 52 unidades descentralizadas do Samu para o atendimento de demandas da população.
Por: Pedro Ricardo
Foto: Ascom/Cisrun
