A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Móvel de Mamografia, realizou no período de 10 a 14 de junho, na cidade de Monte Formoso, no Vale do Jequitinhonha, 230 mamografias em mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos. A Unidade, que já esteve nos municípios de Comercinho, Itaobim, Itinga, Medina e Ponto dos Volantes, já realizou mais de 2 mil mamografias nesta microrregião.
O Secretário Municipal de Saúde de Monte Formoso, Jânio Miranda, informou que o município encaminhava uma média de 20 mulheres por mês para realizarem exames no Centro Viva Vida (CVVRS) de Jequitinhonha e na cidade de Pedra Azul. “A Unidade Móvel foi fundamental para que, em apenas uma semana, pudessemos atender a demanda de mamografias que tinhamos em nosso município, principalmente, porque 68% da nossa população mora na zona rural, sendo que o transporte a outros municípios acaba sendo muito desgastante. E, com a Unidade atendendo em Monte Formoso, as mulheres acabaram sendo mobilizadas com maior facilidade, e conseguimos leva-las para realizar os exames”, disse.
Resultado na hora
A agilidade na entrega dos resultados é um dos destaques da Unidade Móvel de Mamografia. Assim que a mulher realiza o exame, o resultado, que fica pronto na hora, é encaminhado para um médico que faz o laudo e encaminha para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência da paciente.
O resultado é classificado de quatro formas. Na primeira, de cor azul, o exame é considerado normal e a paciente é agendada para o exame clínico das mamas e deverá realizar uma nova mamografia a cada dois anos. Quando o diagnóstico é de cor amarela, considera-se o exame alterado, com achado provavelmente benigno, sendo que é realizado um exame clínico das mamas e repetição da mamografia em seis meses. Neste caso, é realizado o controle mamográfico por três anos para se confirmar a estabilidade da lesão e retorno ao ginecologista.
Quando a avaliação indica a cor laranja, o médico faz o exame clínico das mamas e uma ultrassonografia mamária ou ressonância magnética, além de encaminhar a paciente para o ginecologista. Nos casos mais graves, de cor vermelha, a paciente é encaminhada imediatamente para o mastologista nos Centros de Alta Complexidade em Oncologia.
Como agendar o exame
Mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet, para agendar o dia em que a paciente será atendida pela Unidade Móvel.
Autor: Allan Campos / GRS – Pedra Azul