Representante da Unesco; Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do setor de Educação da Unesco; Damião Mendonça, diretor-geral da ESP-MG; Marta de Souza, chefe de gabinete da SES-MG; Antônio Jorge, secretário de Estado de Saúde de MG; Augusto Nunes Filho, vice-diretor da ESP-MG; Fernanda Maciel, superintendente de Educação da ESP-MG; Renato Raso, superintendente de Gestão de Pessoas da SES-MG. Foto: Harrison Miranda
Representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) visitaram a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), nesta terça-feira, 23 de outubro, com a finalidade de discutir projeto com a diretoria e Superintendência de Educação (SEDU) da ESP-MG, a se concretizar por meio de possível acordo de cooperação técnica entre essas instituições.
A proposta inicial da Organização é contribuir com a ESP-MG, trazendo inovações. Maria Rebeca Otero Gomes, coordenadora do setor de Educação da Unesco, destacou a importância da ESP-MG. “É uma escola grande, que tem uma área de atuação significativa para o Brasil. Minas Gerais é um estado muito grande e populoso, com inúmeros municípios e também possui um número extenso de profissionais de saúde em várias categorias, por isso a necessidade da Escola desenvolver um papel descentralizado”, destacou a coordenadora.
Maria Rebeca ainda falou do compromisso da ESP-MG com a formação dos profissionais da saúde, por meio das qualificações permanentes. “Esta escola tem uma responsabilidade com a qualidade da atuação desses profissionais no Sistema Único de Saúde (SUS). Como os processos são dinâmicos, há mudanças, o profissional tem que se adaptar e a Escola é onde ele busca atualização e qualificação, por isso a ESP-MG tem um papel extremamente relevante”, declarou Rebeca.
Participaram da reunião o diretor-geral da, Damião Mendonça, o vice-diretor, Augusto Nunes Filho, a Superintendente de Educação Fernanda Maciel e seu assessor Rodrigo Machado.
SES-MG, Unesco e ESP-MG aborda o tema Saúde Mental
Os membros da Unesco, juntamente com a equipe da ESP-MG, estiveram em reunião também na Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), quando foi amplamente discutido o tema da gestão do conhecimento, em especial na área de saúde mental.
O Secretário de Estado de Saúde, Antônio Jorge, enfatizou que o atual desafio da equipe da ESP-MG é migrar e complementar os conceitos consagrados de Rede de Atenção para os processos da Rede de Saúde Mental. “Vejo a escola sempre com o papel de gerar os profissionais para essa nova lógica de rede, mas a partir do nosso próprio conceito. Temos um desafio, que é essa modelagem, na verdade, é uma discussão de processos de trabalho. Mais do que onde estão os serviços, é como eles se relacionam e a extensão da complexidade de cada nível”, destacou o secretário.
Ao falar da formação dos profissionais da saúde, Antônio Jorge parabenizou a iniciativa da ESP-MG e reforçou o papel da Escola como espaço de gestão do conhecimento. “Estamos querendo rever um modelo realmente da atenção integrada de rede”, concluiu.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Suzi Rocha