Último Dia D do ano é marcado por mobilização para combate ao Aedes na SRS Varginha

O Sul de Minas se uniu, no último dia 29/11, em prol de uma mesma causa: reforçar o combate às arboviroses – dengue, zika e chikungunya – por meio de mais um Dia D de mobilização do movimento Minas Unida contra o Aedes. A iniciativa, que se estendeu por todo o estado, teve adesão dos 50 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS) e trouxe luz à prevenção contra o mosquito Aedes aegypti.

Os municípios se organizaram previamente para a realização das ações, divulgando suas programações – inclusive no site da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) – e convidando a população a se envolver em mais uma mobilização social direcionada ao combate às arboviroses.

Varginha, município sede da SRS, realizou ações coordenadas, tendo como ponto central a quadra do bairro Jardim Corcetti, de onde foram retirados, naquela semana, 12 caminhões de entulhos e 38 pneus, que poderiam servir como criadouros para o mosquito. A creche do bairro, que estava em dia letivo, teve grande público para assistir ao teatro “Xô, Mosquito!”, protagonizado pela equipe de endemias do município. Mutirão, carro de som, demonstração do drone em funcionamento como apoio em vistoria aérea, além do vacimóvel à disposição da população, foram algumas das ações executadas pelo município no Dia D.

A equipe da SRS, representada por coordenadores e pelo superintendente de Saúde Luiz Paulo Riceputi, esteve presente junto à equipe municipal, reforçando a importância da união de forças para acender o alerta à seriedade da causa. 

Luiz Paulo destacou a importância da adesão de 100% dos municípios da macrorregião de Saúde Sul ao Dia D. “As arboviroses continuam sendo um dos maiores desafios da agenda da saúde. Estamos entrando em um período delicado de sazonalidade e já tivemos a prova de que as ações antecipatórias e a adesão da sociedade de forma contínua são eficazes para a redução do número de casos”, destacou o superintendente.

Blitzes educativas, mutirões, passeatas e ações conjuntas com as equipes de imunização foram algumas das estratégias mais adotadas entre os municípios da abrangência da SRS Varginha. O município de São Gonçalo do Sapucaí, por exemplo, inovou ao promover, no Dia D, uma troca de material reciclável por kits escolares, na quadra de um dos bairros com o maior número de casos em 2024. 

Por Tânia Corrêa – Fotos: Tânia Corrêa / SRS Varginha

Rolar para cima