Uberabenses unem esforços na luta contra a Dengue

Imagem

Em complementação às ações da equipe de Força Tarefa e de Mobilização Social, que estiveram presentes em Uberaba de 21 a 30/01/2014, a Secretaria de Estado de Saúde, em parceria com o município, realizou nesta última sexta e sábado (31/01 e 01/02) um evento no bairro Residencial 2000, com as atividades do Dengômetro e Dengue Móvel.

O Dengômetro consiste em um espaço de convivência e de  acesso a informações sobre a dengue, e o Dengue Móvel é o caminhão que realiza trocas de materiais recicláveis inservíveis por litros de óleo de soja, visando estimular a população a retirar de casa os objetos que possam acumular água e virar possíveis criadouros do mosquito.

A participação da população foi intensa e muito positiva, resultado das ações realizadas nas últimas duas semanas pela equipe de mobilização social, que realizou blitz educativas e visitou casas e comércios da região, sempre orientando sobre o papel dos moradores no combate ao mosquito e convidando-os para o evento das trocas.

Crédito: Aline Assis

O resultado alcançado foi surpreendente, foram trocados cerca de 40.900 pets, 71.680 latas e 2.371 pneus por 8.000 litros de óleo de soja, 1500 cadernos e 100 borrachas, o que representa muito bem a preocupação da SES com o número ainda expressivo de entulhos encontrados nas ruas e nas propriedades privadas.

Cabe lembrar que uma equipe de 50 homens da Força Tarefa atuou no município visitando imóveis, recolhendo inservíveis e eliminando possíveis criadouros do mosquito, reforçando o trabalho de rotina dos agentes municipais no controle vetorial. Com esta ação foram visitados 5.668 imóveis, recolhidos 1.200 sacos de lixo e tratados 11.317 depósitos.

Sobre esse balanço, o coordenador de Vigilância em Saúde da SRS Uberaba, Maurício de Oliveira, ressalta “todas essas ações da SES são muito relevantes e oportunas. As ações de controle vetorial representam grande reforço às atividades do município, e todo o trabalho de mobilização, em especial o Dengue Móvel com as trocas, é uma ação concreta de prevenção e sensibilização na qual todos saem ganhando, realmente um exemplo a ser seguido pelos municípios de forma contínua”.

Autor: Aline Assis

Rolar para cima