No último sábado (01/12), Dia Mundial de Combate à AIDS, diversas ações de mobilização contra o preconceito e a favor do diagnóstico precoce da AIDS foram realizadas na Praça Magalhães Pinto, mais conhecida como Praça do Quartel, em Uberaba. O evento aconteceu através da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), da Prefeitura de Uberaba e da Rede Integração de Televisão.
O objetivo das ações eram de chamar a população para participar ativamente da luta contra a doença, além de desmistificar o preconceito. O evento contou com parcerias interinstitucionais, distribuição de preservativos e material informativo, intervenções artísticas, shows de música, competições de atletismo e a realização de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Para a Referência Técnica Regional de DST/AIDS, Denise Maciel Carvalho, “a ação é completa do ponto de vista da saúde pública, pois chama a atenção para o preconceito e a solidariedade com a ação do Abraço, disponibiliza a prevenção através dos preservativos e o diagnóstico por meio do teste rápido. Estamos muito orgulhosos de participar de uma ação assim.”
Segundo o Superintendente Regional de Saúde de Uberaba, Iraci Neto, “o envolvimento de vários segmentos e instituições fomentando a mobilização da sociedade prova que esta forma de trabalhar é um dos pilares de sustentação da saúde coletiva. Além disso, a diversidade do público, que contou com adultos, idosos, jovens e crianças, demonstra que está havendo uma mudança cultural na população, que vem buscando por mais informação e conhecimento.”
Já as amigas Magda Stella de Melo Martins e Angelina Martins Bota, entraram na fila para realizar pela primeira vez o teste rápido. “Ficamos surpresas com os dados da AIDS no Brasil, que demonstram que, atualmente, a maior parte dos soropositivos é heterossexual e não homossexual. É preciso considerar que talvez tenhamos montado um perfil da pessoa soropositiva que não corresponde à realidade,” concluíram.
Também foram parceiros no evento o PROCON, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB de Uberaba), Laboratório Lamel, Hospital Hélio Angotti, EPAMIG, ACIU, CDL, SEST/SENAT, SENAC, SEBRAE, UFTM, FACTHUS, SUPRA e das Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Turismo, Educação e Cultura e de Saúde, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA de Uberaba) e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ de Uberaba).
BALANÇO DO CTA DE UBERABA:
• Preservativos masculinos distribuídos: 8.000• Preservativos femininos distribuídos: 450• Géis lubrificantes distribuídos: 850• Testes rápidos para HIV realizados: 75• Testes rápidos para Sífilis realizados: 75• Testes rápidos para Hepatite B realizados: 75• Testes rápidos para Hepatite C realizados: 75• Exames positivos para HIV: 0• Exames positivos para Sífilis: 0• Exames positivos para Hepatite B: 0• Exames positivos para Hepatite C: 0
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sara Braga