“Acabamos de chegar e recebemos o kit como uma espécie de boas vindas à Belo Horizonte”. Essa é a definição do chileno Alfonso Cuadra, que chegou à capital mineira na tarde desta sexta-feira. O kit à que Cuadra se refere foi confeccionado e distribuído pela Secretaria de Estado de Saúde – SES/MG e contém um exemplar do Guia do Viajante Saudável, uma cartilha com dicas de saúde, produtos de higiene bucal e sabonetes.
O engenheiro, de 26 anos, é um dos milhares de chilenos que já chegaram à capital mineira para torcer por sua seleção durante a partida das oitavas de final da Copa do Mundo, contra o Brasil, no Mineirão, neste sábado. Alfonso, que viajou com mais seis amigos em um motorhome, conta que saiu de Santiago no dia 5 de junho e tem acompanhado a seleção de seu país em todas as partidas disputadas no mundial. O cuidado com a saúde dos turistas foi ressaltado por ele.
“É sempre bom cuidar de nossa saúde e quando vamos para outro país estamos sujeitos a doenças que sequer conhecemos. O guia é muito importante pra nos informarmos sobre as formas de nos prevenir de doenças como a dengue. O kit é muito bem vindo e nos sentimos muito bem acolhidos ao recebê-lo”, afirmou Alfonso.
O também chileno Armando Dias, advogado, elogiou a iniciativa do Governo de Minas. “Estivemos em outras capitais e é a primeira vez que recebemos algo desse tipo. Mal acabamos de chegar e já recebemos essa assistência, que nos faz ficar mais a vontade em Belo Horizonte. Esperamos voltar aqui ainda nesta Copa”, comentou o confiante torcedor, já que se chegar até a semifinal o Chile voltará atuar na capital mineira.
O grupo está acampado no Parque Municipal Lagoa do Nado, que estará aberto 24 horas nos próximos dias para receber os turistas chilenos. O kit com as dicas de saúde e o guia do viajante também será distribuído no Parque Ecológico da Pampulha e em outros pontos disponibilizados para os chilenos que vieram à capital mineira acampem seus motorhomes nos próximos dias.
De acordo com informações da Federação Chilena de Futebol, cerca de 30 mil torcedores virão a Belo Horizonte até o momento da partida, que será disputada às 13h, no Mineirão, neste sábado.
O guia
O guia do viajante saudável está sendo distribuído para os turistas e visitantes desde o início de junho e conta com o apoio de várias entidades de transporte, hotelaria, cultura e entretenimento. O Guia traz informações sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia para evitar doenças que circulem no estado e também aquelas já erradicadas, mas que podem ser importadas de outros locais com o aumento do fluxo de pessoas vindas de várias partes do país e do mundo. Há ainda orientações sobre a necessidade de que o viajante fique atento às doenças endêmicas das regiões que pretende visitar. Informações sobre o acesso à rede pública de urgência e emergência também estão no guia. Cuidados com a alimentação, consumo de água tratada e alimentos seguros também são abordados.
Pontos turísticos da capital como o Mercado Central e a região da Savassi, local de festa para os torcedores, também irão disponibilizar o material para os turistas por meio dos bares e lojas do entorno.
Autor: Allãn Passos