Créditos: Lilian CunhaAs atividades de mobilização social da Força Tarefa de Combate à Dengue, promovidas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) começaram na terça-feira (29/10) e serão desenvolvidas em Tupaciguara até na próxima sexta-feira, 1º de novembro.
O Núcleo de Mobilização Social em Dengue de Tupaciguara vem trabalhando ações preventivas com o envolvimento do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Igrejas e Escolas da rede pública e privada. “Com o apoio da equipe de mobilização social da SES/MG vamos ampliar os parceiros do Núcleo e elaborar um plano de ações para trabalhar cada vez mais de forma intersetorial na prevenção da dengue”, destacou a educadora em saúde de Tupaciguara, Soraia Silva Felipe.
O superintendente regional de saúde de Uberlândia, Daltro Catani Filho, destaca que a Vigilância Epidemiológica e a mobilização social são primordiais para o controle da dengue. “A Força Tarefa vem justamente para reforçar as ações de endemias e, juntamente com toda a população, por meio da mobilização social, surgem ideais e parcerias para um trabalho contínuo de prevenção da doença”.
Presente na reunião intersetorial na tarde de terça-feira (29/10), a Secretária Municipal de Educação de Tupaciguara, Mírian Lúcia do Nascimento Sales, disse que a Força Tarefa pode contar com o apoio da rede municipal de educação para mobilizar os alunos e pais. “Todos têm consciência sobre o que é dengue, porém faltam ações, pois há a mentalidade que as coisas ruins não acontecem conosco, apenas com os outros. Temos que alarmar a população para o perigo da doença”. Estiveram também na reunião intersetorial representantes da Polícia Militar, Igreja Espírita, CRAS, CREAS, Secretarias de Saúde, de Educação, Desenvolvimento Social, Meio Ambiente, Turismo e Pesca, Cultura e Comunicação e as Escolas Municipais, Estaduais e Particulares.
O Dengômetro e o Dengue Móvel são duas ações de mobilização social que serão desenvolvidas na quinta e sexta-feira. O Dengômetro é um espaço interativo que presta informações e distribui material gráfico sobre a doença para a população e o Dengue Móvel troca materiais recicláveis (garrafas pet, latas e pneus) por óleo de cozinha, e depois por material escolar. Já o evento Minha Cidade Sem Dengue visa valorizar a riqueza cultural e social da cidade, terá apresentações de capoeira e exposição de materiais recicláveis.
Fazem parte do cronograma de ações visitas em escolas, empresas, reunião com entidades religiosas e grupo de jovens, além da atividade de rua envolvendo reciclagem com os alunos.
Programação
Capacitação de Multiplicadores Sociais
Participa os atores sociais com potencial de multiplicação e disseminação de informações
Dia 30 de outubro, as 09h
Auditório da PrefeituraDengue Móvel e Dengômetro
Dias 31 de outubro e 1º de novembro, das 09 às 14 horas
Praça Tancredo de Almeida NevesMinha Cidade Sem Dengue
Dia 1º de novembro, das 09 às 14 horas
Praça Tancredo de Almeida Neves
Autor: Lilian Cunha