Treinamento na SRS para implantação das Unidades Promotoras de Saúde na região

Imagem

Como parte integrante das ações de promoção da saúde do projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, uma oficina realizada ontem (10) no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Coronel Fabriciano foi o primeiro passo para desenvolver a implantação das Unidades Promotoras de Saúde nas 35 cidades da zona de abrangência da SRS. O evento foi uma orientação aos profissionais de área, especialmente dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) municipais para desenvolver a implantação destas Unidades.

A Unidade Promotora de Saúde é uma proposta da Diretoria de Promoção da Saúde que visa à implantação/implementação de ações multiprofissionais que têm como objetivo estimular o autocuidado dos profissionais e promover hábitos saudáveis. Consiste no desenvolvimento de oficinas com os profissionais da Atenção Primária à Saúde, trabalhando os temas alimentação saudável, atividade física, álcool e drogas.

As oficinas com os temas alimentação saudável e atividade física têm como objetivo trabalhar a mudança de hábitos dos profissionais; as oficinas sobre álcool e drogas têm como objetivo preparar os profissionais para lidar com os usuários das unidades de saúde que sejam possíveis usuários de drogas. “Os profissionais do NASF são grandes parceiros no desenvolvimento destas oficinas nas unidades de saúde”, explicou Aline Santos, referência técnica de promoção à saúde da SRS.

Selo

Os municípios têm como meta implantar as unidades promotoras de saúde em 100% de suas unidades de saúde. De acordo com o manual do programa da Secretaria de Estado de Saúde, a SES/MG emitirá um selo “Unidade Promotora de Saúde” para as unidades de saúde que implantarem todas as etapas do Projeto Unidades Promotoras de Saúde. 

Autor: Roberto Bertozi

Rolar para cima