Transformação digital no SUS visa aperfeiçoar acesso da população

Workshop treina municípios para integrar essas ferramentas às gestões

O mundo digital facilita muitas coisas. E não existe nada mais importante que a saúde. Esta combinação de ideias pode se consolidar numa única ação: o Saúde Digital. Essa iniciativa permite aos cidadãos o uso de ferramentas digitais como sistemas, aplicativos e plataformas online para gozar dos direitos à saúde. Mas é claro que a implementação nos municípios exige treinamento das áreas envolvidas: gestores, profissionais da atenção primária e profissionais de tecnologia da informação. 

Tendo isso em vista, acontece hoje, 05/2, em Juiz de Fora, um workshop para que os municípios componentes das microrregiões de saúde de Juiz de Fora, Santos Dumont, Lima Duarte e São João Nepomuceno se integrem de forma conjunta a um projeto local que analisa os problemas, faça os alinhamentos ao SUS Digital e construa planos factíveis, tendo como norte o Índice Nacional de Maturidade Digital – que aponta os gargalos para que as entregas sejam mais eficientes aos cidadãos. Como objetivo: possibilitar cada vez mais acesso da população ao SUS também de forma digital.

Para o Coordenador do Núcleo de Saúde Digital (NSDIGI) da Secretaria de Saúde de Minas Gerais (SES/MG), Jonathan Henrique Souza, a ideia do programa não é fazer uma política ‘de cima para baixo’ mas, ao contrário, uma criação conjunta entre o nível central, regional e municipal. “É uma política personalizada por microrregião – que é um composto de municípios –  o que permite que se um município estiver em dificuldades possa ser apoiado pelos demais que compõem o seu bloco”. 

A Saúde Digital é a temática norteadora de todo o projeto, que respalda o SUS Digital que é um programa do governo federal e que é planejado localmente através de ações oriundas de encontros como esse. “A política personalizada por microrregião é o pontapé inicial na saúde digital para tornar digital o SUS ideal”, conclui. 

Na segunda metade do workshop os representantes formam grupos de trabalho (GTs) para decidirem de forma pactuada as prioridades, quais seriam os responsáveis e os prazos.  O planejamento local de saúde digital é a fase estratégica de implementação qualificada das ações de saúde digital nos territórios. 

O que é Saúde Digital?

É um conjunto de ações, serviços e tecnologias nos quais os cidadãos conseguem agendar consultas, acessar resultados de exames, acompanhar histórico de atendimentos e até realizar teleconsultas – que é se consultar sem sair de casa. Do ponto de vista dos gestores e equipes técnicas o programa possibilita informações integradas e atualizadas para tomadas de decisão rápida e eficiente. 

O Saúde Digital está conectado ao aplicativo Meu SUS Digital que reúne dados de saúde dos cidadãos como vacinas, exames, medicamentos e consultas realizadas. Esse tratamento conjunto permite que cada cidadão consiga acompanhar seu próprio itinerário de cuidado. O mesmo workshop acontece também nas  demais microrregiões do estado de Minas Gerais.

Texto: Benjamim Jr

Foto: Benjamim Jr

Rolar para cima