Trabalhadores da Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) participaram com o artigo “Capacitação Pedagógica na Escola de Saúde Pública de Minas Gerais” na publicação especial da Rede da Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola), “Educação Permanente em Saúde – Experiência Viva”.
O texto produzido pelos trabalhadores registra a experiência da Capacitação Pedagógica na Escola, no contexto das discussões e das construções do desenvolvimento institucional.
De acordo com Amanda Soares, o artigo teve a intenção de produzir um conjunto de vozes que se ressonaram durante os encontros da Capacitação Pedagógica entre 2015 e 2016, um dispositivo de Educação Permanente em Saúde (EPS) criado por e para trabalhadores da ESP-MG. “Escrevemos com muitas mãos, mas, para além da escrita, o texto traz um produto de fluxos de afetos e de encontros que aconteceram em nossa Escola, em um momento em que, inspirados pela saudosa diretora Roseni Sena, apostávamos, intimamente, na beleza de nossas potências e na força de nossos coletivos”, relata.
Ela destaca ainda que o texto marca um instante institucional que abriu os próprios trabalhadores à história da nstituição, em movimentos de ruptura e de produção do novo. “As/os trabalhadoras/es da ESP são as/os mais potentes autoras/es das linhas que se multiplicaram e se entrecruzaram neste artigo. Trata-se de uma produção que fez desandar nossas supostas hierarquias e que pôs em marcha nossas alianças e nossas conexões”, afirma.
Além da ESP-MG, a publicação conta com contribuições de instituições de ensino/pesquisa de Goiás, Paraná, Pernambuco e Tocantins.
Capacitação Pedagógica
Em 2015 a ESP-MG deu o ponta pé inicial em mais um promissor e ousado projeto de redesenho de suas rotinas de trabalho, a Capacitação Pedagógica com os trabalhadores e trabalhadoras de todas as áreas da Instituição, com o objetivo de construírem coletivamente uma nova forma de concepção da Escola, viva, atuante e protagonista das novas demandas para o Sistema Estadual de Saúde de Minas Gerais.
Esse momento de pausa no trabalho rotineiro e espaço de conversa fazem parte das ferramentas da EPS e foi um estímulo para os servidores buscarem mais diálogo entre as áreas e mais resolutividade nos projetos da Escola.
Do setor de transportes até a Secretaria de Ensino os anseios são de que as construções coletivas que são feitas diariamente pelas áreas transformem a Escola e que o legado seja construído por todos esses trabalhadores, resultando em uma ESP-MG atuante em prol de um bem maior, o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Clique aqui e confira a publicação na íntegra.
Autor: Sílvia Amâncio/ESP-MG