Tecnologia a serviço da saúde

Saúde estadual disponibiliza tablets para agentes comunitários de saúde

 

Com o propósito de modernizar e aperfeiçoar o trabalho realizado pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) vai disponibilizar 28.764  mil tablets para os ACSs do estado.

Os primeiros municípios que irão receber os tablets serão Rio Acima, Santa Luzia, Sarzedo, Pirapora, Chapada do Norte e Santo Antônio do Monte. Em 2014, o Estado iniciará a distribuição para os demais municípios do Estado.

Os tablets já vêm com aplicativos desenvolvidos para finalidades específicas, como cadastro das famílias e vídeos e material com ênfase em comunicação em saúde. Com a nova ferramenta, o ACS acessará vídeos, aulas, um aplicativo de acompanhamento da família que facilitará o registro das visitas domiciliares.

Segundo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, Francisco Antônio Tavares Júnior, Minas é o primeiro estado a apoiar a utilização de tecnologias para processos básicos realizados na atenção primária à saúde. A iniciativa vai fortalecer os processos realizados na atenção primária, beneficiando mais de 35.000 profissionais de saúde.

“O ACS terá uma importante ferramenta para promoção da educação social na área da saúde, fortalecendo, por exemplo, a luta contra a dengue e a redução da mortalidade infantil. Além disso, o envio manual dos dados será evitado, melhorando a agilidade e qualidade  das informações lançadas, que poderão ser acompanhadas em tempo real pelos gestores de saúde”, disse Francisco Tavares.

 

Tecnologia a serviço da saúde: tablet

 

Data: 20/12/2013

Hora: 11h

Local: Cidade Administrativa, Prédio Minas, 12°andar

 

Autor: Juliana Gutierrez

Rolar para cima