Técnicos da regional de Divinópolis são orientados sobre o manejo clínico da gripe e SRAG

Nesta segunda-feira, 15 de julho, 86 profissionais da saúde da atenção primária, gestores de 30 municípios e 16 hospitais da região Centro-Oeste se reuniram no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis. O objetivo foi orientar os municípios quanto ao manejo clínico dos pacientes com suspeitas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no período de inverno, principalmente a influenza, fluxo de atendimento e o uso protocolo clínico para os pacientes. Além de orientar aos municípios a realizarem trabalhos educativos nas Unidades Básicas que possam prevenir a transmissão da gripe.

“A importância deste momento é para preparar nossas equipes de saúde para que elas estejam sensibilizadas e ofereçam atendimento adequado e oportuno aos pacientes com suspeita de Síndrome Respiratória. É fundamental também a orientação da equipe para reforçar os hábitos de higiene, como lavar as mãos”, destacou a Superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Kênia Carvalho.

Este encontro encerra o ciclo de capacitações realizadas pela Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis. A primeira com Coordenadores de Epidemiologia, a segunda com os parceiros e agora a terceira com os profissionais da assistência. “A nossa preocupação é quanto ao fluxo de atendimento destes pacientes suspeitos para que eles não fiquem perdidos na rede. Para isso é necessário entendermos que a Atenção Primária é coordenadora desta rede”, finalizou a Coordenadora do Núcleo de Atenção Primária da SRS/Divinópolis, Agripina Fraga.

SRAG em números

A SRAG pode ser provocada também por bactérias que se não for tratada, pode levar a complicações, como a pneumonia e levar ao óbito. Em 2013, em Minas Gerais, foram notificados 199 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus da Influenza. Destes casos, 38 evoluíram para óbito. Destes óbitos, 2 foram causados pelo Influenza B; 33 pelo Influenza A HINI; 2 pelo Influenza A/ H3 (Sazonal) e 1 por Influenza A não classificado. No Centro-Oeste, foram 63 notificações, sendo 2 óbitos confirmados por influenza.

Prevenção à doença:
Lave as mãos frequentemente com água e sabão;
Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com a parte interna do braço;
Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;
Em casos de suspeita de gripe, procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima.

 

Principais Sintomas

  • Febre alta ( acima de 39ºC
  • Dores musculares
  • Mal estar, sensação de fraqueza
  • Tosse
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Dor de cabeça

Autor: Willian Pacheco / SRS – Divinopólis

Rolar para cima