Superintendente Regional de Barbacena participa de reunião no hospital de Ibertioga

Foto: Priscila Rezende

A convite da diretoria do Hospital Monumento às Mães do município de Ibertioga, o Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Robson Vidigal, participou de uma reunião nesta segunda-feira (24/08). Na ocasião, reuniram-se representantes da Regional, da diretoria do hospital, do poder público municipal e do Instituto Maternidade Assistência à Infância e Policlínica de Barbacena, com a qual o hospital de Ibertioga está buscando firmar uma parceria.

“Hoje estamos em um momento de diálogo com essas duas instituições para buscar uma parceria visando uma solução para melhor aproveitar a capacidade instalada do hospital, de acordo com as metas do Pro-Hosp”, afirmou o superintendente Robson Vidigal.

O hospital de Ibertioga possui estrutura de blocos para cirurgias de pequena e média complexidade, atendimentos clínicos, pediátricos e maternidade, e recebe recursos estaduais do PRO-HOSP (Programa de fortalecimento e melhoria da qualidade dos hospitais do SUS/MG) e também municipais. Um dos problemas que vem sendo enfrentados pelo hospital está a dificuldade de contratação de médicos anestesistas, o que vem causando diminuição de demanda e ociosidade de parte da capacidade instalada.

“Nossa instituição tem hoje uma estrutura física quase 100% adequada às normas de vigilância, temos um parque tecnológico considerável em bom estado e funcional, temos uma equipe de enfermagem, serviços gerais e administrativos com boas condições de dar um retorno. Porém a nossa grande dificuldade, atualmente, é a questão cirúrgica, porque o foco do hospital é a internação e temos tido dificuldades na contratação de profissionais médicos anestesistas e pediatras para nos ajudar no desenvolvimentos das atividades na parte cirúrgica. Em virtude disso é que hoje chegamos a essa ociosidade em que o hospital se encontra. Então, estamos buscando parcerias para resolver essa situação ”, destacou o diretor administrativo do hospital, Marcelo Miranda.

De acordo com o superintendente Robson Vidigal: “Nós da regional fizemos uma visita em todos os hospitais de nossos municípios e nesse hospital tivemos um diagnóstico muito bom. Estive aqui em vista recente em que recebemos um pedido de apoio do provedor do hospital para buscar parcerias para o retorno das atividades do hospital com cirurgias”. 

Buscando um melhor aproveitamento de toda a estrutura que é oferecida pela instituição, uma equipe da Regional tem trabalhado há alguns meses com estudos e um diagnóstico, buscando soluções para proporcionar um melhor aproveitamento da estrutura que o hospital disponibiliza. O objetivo é abranger o atendimento a municípios próximos à microrregião e melhorar o fluxo da demanda em atendimentos hospitalares que recai sobre Barbacena, pólo da macrorregião Centro-Sul, através do oferecimento de leitos de retaguarda e realização de cirurgias.

Como uma solução para a contratação de profissionais médicos para aproveitamento da aparelhagem e estrutura disponíveis e atendimento com cirurgias à população da região, o Hospital Monumento às Mães de Ibertioga está em processo de firmar uma parceria com Instituto Maternidade Assistência à Infância e Policlínica de Barbacena, instituição filantrópica sem fins lucrativos, que oferece a possibilidade de disponibilizar os recursos humanos e administrativos necessários como uma solução à capacidade do hospital.

Autor: Priscila Rezende

Rolar para cima