Nesta quarta-feira (20/05), a Superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira Santos, fez uma participação na coletiva de imprensa do município de Barbacena que tratou sobre atualizações do enfrentamento à COVID-19. Na ocasião, a Superintendente explicou sobre o Minas Consciente, uma vez que o programa está sendo adotado nos municípios da Macrorregião Centro-Sul.
Hérica informou sobre a atuação da Regional de Saúde que engloba 51 municípios, com 4 microrregiões cujos polos abrangem os hospitais de alta complexidade que dão assistência aos demais municípios da região e são os que possuem os leitos clínicos e de UTI, inclusive os leitos exclusivos para casos de COVID-19. Ela também apresentou o boletim epidemiológico com os casos da macro.
Sobre a adesão ao Minas Consciente pelo município de Barbacena e demais municípios da macrorregião, a Superintendente explicou: “Nós temos um Comitê Macrorregional de Enfrentamento ao COVID-19 que conta com a participação da SRS Barbacena, GRS São João Del Rei, Polícia Militar, COSEMS, Ministério Público, CISRU e SAMU. Em nossa última reunião, ocorrida na segunda-feira (18/05), o comitê entendeu que seria importante recomendar aos 51 municípios que fizessem a adesão ao Minas Consciente como a melhor forma de alinharmos nossas ações e evitarmos discrepâncias entre os municípios para melhor utilização da assistência hospitalar”, destacou.
Conforme informou a Superintendente, o Comitê já vem realizando reuniões semanais com os prefeitos e também no dia 18/05 foi feita essa recomendação de adesão ao Minas Consciente, sendo que os municípios possuem autonomia quanto a decisão. Alguns municípios, na ocasião, informaram que iriam formalizar a adesão junto ao estado essa semana, com previsão de início das atividades da primeira onda (Verde) já na próxima semana.
Hérica explicou que o programa é da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE-MG) e da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG): “É um plano para que juntos a gente consiga retomar as atividades econômicas. E sobre o monitoramento, hoje o que está posto pela SEDE e SES é que a macro Centro Sul está na Onda Verde, que é a onda dos serviços essenciais, e periodicamente é feita uma nova avaliação que dirá se podemos avançar de onda ou manter onde estamos”.
Ainda, na ocasião, Hérica informou a importância das medidas de prevenção, incluindo isolamento e distanciamento social, lavagem das mãos e todas as medidas de higienização.
“Ainda estamos em curva ascendente de casos e hoje, enquanto ainda não temos uma vacina, as únicas medidas de prevenção são essas medidas de isolamento e higienização. E é muito importante que as pessoas entrem no site e conheçam as informações e protocolos do programa Minas Consciente. Não é só a prefeitura e os empresários que devem a fazer sua parte, mas também todos os cidadãos, e no site tem as orientações de como devemos nos portar diante dessa situação. Estamos buscando fazer o melhor para toda a população e é muito importante a colaboração de todos”, finalizou a Superintendente.
Autor: Priscila Rezende