Superintendente de Saúde de Montes Claros recebe homenagem no Dia dos Gerais

Superintendente de Saúde de Montes Claros recebe homenagem no Dia dos Gerais

A superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Olívia Pereira de Loiola, recebeu neste sábado, 08 de dezembro, a Medalha Maria da Cruz, em Matias Cardoso. Nesta data, a cidade se transforma em capital de Minas Gerais com a realização da quinta edição do “Dia dos Gerais”.

Na edição deste ano foram homenageadas 18 personalidades. As Medalhas Matias Cardoso (para homens) e Maria da Cruz (para mulheres), criadas pelo Decreto 45.649, de 18 de julho de 2011, em comemoração ao Dia dos Gerais, são destinadas a distinguir o mérito cívico de personalidades e entidades que, de modo relevante, tenham contribuído para o desenvolvimento cultural, econômico e social do Norte do Estado. A solenidade contou coma presença da secretária de Estado de Cultura, Eliana Parreiras, representando o governador Antonio Anastasia, magistrados, deputados estaduais, prefeitos e comunidade regional. 

Uma das dez homenageadas com a Medalha Maria da Cruz, Olívia Loiola diz que a comenda é um reconhecimento de um trabalho de quase 25 anos, dedicado à saúde pública. “Sinto-me honrada em receber esta condecoração e a compartilho com todos os norte-mineiros com quem e para quem trabalhamos, buscando garantir que as políticas públicas de saúde tenham resultado efetivo e possam proporcionar mais qualidade de vida a todos”, agradece.

Trabalhando pela saúde pública desde a década de 1970, quando atuou no monitoramento de treinamentos para visitadores sanitários, projeto Instituto de Preparo e Pesquisa para o Desenvolvimento da Assistência Vigilância Rural – o IPPEDASAR, Olívia Loiola sempre exerceu papel decisivo na implementação de políticas públicas de saúde na região ampliada Norte de Minas.

Durante esse período, exerceu a função de diretora-adjunta, diretora titular, alcançando, a seguir, a direção da então Gerência Regional de Saúde de Montes Claros, elevada, em 2011, à categoria de Superintendência Regional de Saúde. “Todos esses anos de trabalho foram vividos com muita coragem, obstinação e até mesmo certa teimosia em fazer com que as ideias se transformem em realidade. Como servidora pública, sempre me coloquei frente aos inúmeros desafios com os quais me defrontei e acredito que os resultados desse trabalho não são obra do acaso, mas sim de um trabalho sublimado, de uma equipe que se desdobra dia a dia para fazer mais e melhor pela saúde do cidadão norte-mineiro”, observa Olívia.

Dia dos Gerais

O Dia das Gerais é o resultado da campanha realizada pelo Movimento Catrumano, que busca uma revisão histórica da fundação do Estado de Minas Gerais e o reconhecimento do Norte de Minas como primeiro povoamento mineiro.

Com base em documentos oficiais produzidos pela administração portuguesa na Colônia e registros feitos por viajantes e estudiosos da época da colonização, o Movimento Catrumano defende que as origens mineiras estão ligadas à conquista e povoamento do Norte e Vale do Rio São Francisco, sendo o município Matias Cardoso o primeiro povoado da região.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 21/2011) criando o Dia dos Gerais foi aprovada ela pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em 2011, colocando Matias Cardoso na terceira capital simbólica de Minas a cada 08 de dezembro.

Autor: Jerúsia Arruda / SRS-MOC


Rolar para cima