Núcleos de Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Atenção à Saúde, da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba realizaram, na quarta-feira (1/9), reunião on-line junto às escolas estaduais da abrangência da Superintendência Regional de Ensino (SRE). A parceria garantiu a participação de diretores e representantes de escolas, a fim de aproximar os dois setores na busca de eventuais dúvidas ou dificuldades com relação à implantação das ações de prevenção previstas no Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia de Covid-19.
Com a progressão da macrorregião Triângulo Sul para a onda Amarela do Minas Consciente no dia 19/8, as escolas estaduais passaram a poder retornar às aulas presenciais com todas as turmas, desde que atendidas as medidas de cuidado previstas no protocolo. Na reunião, foram destacadas medidas que requerem maior atenção na contenção da disseminação da covid-19, como distância de 2,5 metros quadrados entre as pessoas nos espaços e preenchimento de um terço da capacidade de cada sala de aula, controle do fluxo de entrada, higienização adequada e frequente de todos os ambientes, salas higienizadas a cada troca de turma, ventilação adequada, janelas abertas, 1,5 metro de distância entre os alunos nas filas, uso de equipamentos de proteção individual por parte dos funcionários da limpeza (preferencialmente máscaras N95 ou equivalente, luva de borracha, avental, calça comprida, sapato fechado), entre outras.
Segundo Gisele Remy, coordenadora de Vigilância Sanitária da SRS Uberaba, foi importante estabelecer o fluxo de comunicação de casos suspeitos ou confirmados, identificados nas escolas, para suas Unidades Regionais de Saúde de referência, a fim de que estas realizem o monitoramento dos casos. Para ela, “a reunião foi bastante positiva e demonstrou o real comprometimento da comunidade escolar na implementação das medidas necessárias para proteger seus alunos e colaboradores. Além disso, também foi possível identificar pontos de alinhamento necessários junto às secretarias municipais de Saúde da região”, finaliza.
Enquanto isso, Vânia Célia Ferreira, superintendente regional de Ensino de Uberaba, acredita que fazer uma reunião com todos os diretores de escolas estaduais dos 25 municípios da região da SRE, juntamente com secretários municipais de educação, abordando os protocolos da saúde, foi muito importante. “Agradecemos à equipe da SRS Uberaba pelo respaldo técnico para que possamos retornar nossas atividades com as devidas medidas de segurança, e pretendemos estender essa parceria entre saúde e escola em nossa área de abrangência, que é praticamente a mesma da Saúde, ” conclui.
Autor: Sara Braga