Alunos do 11º período do curso de medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC), da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) visitaram a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni nos dias 20, 25 e 27 de maio, com o objetivo de conhecer as atribuições e responsabilidades de cada núcleo e setor da Unidade.
Os discentes foram recepcionados pelo dirigente regional, Ivan José Santana Figueira, que ressaltou a importância da categoria e os desafios que os futuros médicos encontrarão em suas trajetórias. “São inúmeros os vazios assistenciais em nossa macrorregião de Saúde. Poder ajudar os mais desprovidos de recursos, proporcionando o acesso aos serviços de saúde, garantindo assistência, dando voz e vez a quem precisa, é muito gratificante”, afirma.
Assim como na maior parte dos cursos de graduação, depois de uma série de atividades em sala de aula, é no estágio que são realizadas atividades direcionadas aos estudos práticos. Esse período, que é obrigatório no curso de medicina, é chamado de internato.
De acordo com a acadêmica Daniele Souza Silva, o penúltimo semestre do curso de medicina da FAMMUC é composto pelo Internato de Medicina de Família e Comunidade e pelo Internato de Saúde Coletiva. Neles, os alunos devem adquirir conhecimentos sobre conceitos da área de saúde pública, compreender as ações desenvolvidas pelos vários setores de planejamento e regulação da saúde de uma população, além de debater o papel das referências técnicas de saúde dos diversos programas implementados na comunidade.
“Esses objetivos são cumpridos ao longo do internato e, como uma atividade prática, a visita à SRS permite a intersecção dos conhecimentos teóricos, previamente adquiridos, e permite o conhecimento do funcionamento dos setores de organização da saúde do município e da sua região. Gostamos muito dessa experiência e agradecemos a Regional que, por meio dos seus técnicos, nos receberam tão bem”, afirma Daniele.
Autor: Déborah Ramos Goecking