A Coordenação de Regulação (CREG) da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni encerrou, no dia 25 de agosto, o primeiro ciclo de capacitações do Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), com gestores e técnicos municipais que operacionalizam o sistema.
De acordo com a referência técnica da CREG, Edilaine Monteiro, foram realizados três encontros que contemplaram as cinco microrregiões de saúde pertencentes à área de abrangência da SRS Teófilo Otoni, com o objetivo de ofertar um treinamento mais direcionado para cada município, pontuando os erros mais corriqueiros acometidos no manuseio do sistema e sanando as dúvidas dos operadores. “Informações lançadas erroneamente no sistema podem, inclusive, impactar no repasse de recursos financeiros para os municípios”, alertou.
O CNES é um sistema de informações oficial que contém dados de todos os estabelecimentos de saúde presentes no território brasileiro. Fornece informações que apoiam a tomada de decisão, o planejamento, a programação e o conhecimento pelos gestores, pesquisadores, trabalhadores e sociedade em geral acerca da organização, existência e disponibilidade de serviços, força de trabalho e capacidade instalada nesses estabelecimentos.
“É um sistema utilizado por todos os municípios, interligado a outros sistemas de informação e, dada a sua importância, foi escolhido como indicador para avaliar um dos processos de trabalho da regulação da nossa Regional referente às capacitações dos técnicos municipais que trabalham diretamente com o CNES”, ressaltou Edilaine.
Autor: Déborah Ramos Goecking