Superintendência regional de saúde de Teófilo Otoni orienta profissionais da atenção primária quanto ao enfrentamento a Covid-19

Imagem

A Superintendência Regional de Saúde de Teófilo Otoni, por meio da Coordenadoria de Atenção à Saúde (CAS) realizou na quarta-feira, 8/4, uma reunião telepresencial com os coordenadores de Atenção Primária dos 32 municípios que integram à Macrorregião Nordeste/ SRS Teófilo Otoni.

Segundo a referência técnica em Atenção Primária da SRS Teófilo Otoni, Flamorion Alves Fonseca finalidade desse encontro virtual foi repassar orientações gerais sobre os processos de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF) frente ao novo coronavírus (COVID-19), de acordo com a Nota Técnica nº 21 do Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES – Minas Covid-19). “Essas Unidades de Saúde são consideradas a porta de entrada do usuário na Rede de Atenção à Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, afirma Flamorion.

Foi apresentado o fluxograma de atendimento em casos suspeitos da Covid-19, em toda Macrorregião Nordeste. A questão da saúde do idoso também foi mencionada e no final a equipe falou do programa Saúde na Hora, programa do governo federal criado em 2019 que viabiliza um incentivo financeiro da União para os municípios e o Distrito Federal para implantação do horário estendido de funcionamento das Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS) em todo território brasileiro.

Com o objetivo de ampliar o acesso dos usuários às ações e serviços ofertados pela Atenção Primária à Saúde nos municípios e Distrito Federal, o programa conta agora com a possibilidade de adesão em quatro tipos de formato de funcionamento em horário estendido: USF com funcionamento de 60 horas semanais, USF com funcionamento de 60 semanais horas com Saúde Bucal, USF com funcionamento de 75 horas semanais com Saúde Bucal e USF ou UBS com funcionamento de 60 horas semanais Simplificado.

Autor: Déborah Ramos Goecking

Rolar para cima