A Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas (SRS-Sete Lagoas), entregou aos 35 municípios da região o maior quantitativo de imunizantes em uma mesma data. Com mais de 43 mil doses de Pfizer para imunização de adultos e adolescentes e cerca de 4.700 doses de Pfizer pediátrica, a entrega realizada durante esta terça-feira (01/02) vai ajudar a ampliar a cobertura vacinal de idosos, adultos, jovens e crianças.
Somando as doses entregues na última semana, a região totaliza 23.230 doses pediátricas para crianças de 05 a 11 anos. A campanha de vacinação dos pequenos já foi iniciada pelos municípios que compõem a SRS-Sete Lagoas e segue em andamento. “Num momento em que o número de casos de covid-19 vem apresentando aumento, com maior sobrecarga dos serviços, a vacinação constitui a medida mais importante de controle da pandemia e de surgimento de novas variantes”, observou Denise Maria Vilela Cardoso, referência técnica da Rede de Frio da SRS-Sete Lagoas.
Denise lembra que o aumento da cobertura vacinal para todos os públicos – de crianças a idosos – diminui a circulação do vírus e protege contra casos graves da doença. “A circulação da variante Ômicron coloca as crianças ainda não vacinadas em maior risco de contaminação. A imunização reduz muito a ocorrência de casos graves de covid-19 e ajuda muito a diminuir a circulação do vírus”.
Para o superintendente regional de Saúde de Sete Lagoas, Fabrício Júnior Alves Teixeira, o trabalho de logística de entrega dos imunizantes aos municípios tem sido estratégico e contínuo. “Estamos vivendo um dos momentos mais importantes da campanha de vacinação contra a covid19, onde a busca pela vacinação por parte da população se intensificou devido ao elevado número de casos confirmados”, destacou Teixeira. O superintendente ainda alerta a população que ainda não se vacinou. “Temos que priorizar a aplicação da dose de reforço e a imunização de crianças de 5 a 11 anos, mas para aqueles que ainda não se vacinaram com a 1ª ou 2ª dose, é fundamental procurar o serviço municipal para se vacinar e reduzir as chances de casos graves, internações e óbitos”, finaliza.
Vacinação nos municípios da SRS-Sete Lagoas
A SRS-Sete Lagoas abrange 35 municípios. São eles: Abaeté, Araçaí, Augusto de Lima, Baldim, Biquinhas, Buenópolis, Cachoeira da Prata, Caetanópolis, Capim Branco, Cedro do Abaeté, Cordisburgo, Corinto, Curvelo, Felixlândia, Fortuna de Minas, Funilândia, Inhaúma, Inimutaba, Jequitibá, Maravilhas, Monjolos, Morada Nova de Minas, Morro da Garça, Paineiras, Papagaios, Paraopeba, Pequi, Pompéu, Presidente Juscelino, Prudente de Morais, Quartel Geral, Santana de Pirapama, Santo Hipólito, Sete Lagoas e Três Marias. Cada prefeitura está divulgando em suas páginas oficiais as datas, faixas etárias e etapas vacinais de suas respectivas campanhas.
Autor: Nayara Luiza de Souza