Superintendência Regional de Saúde de Diamantina distribui 4ª remessa de vacinas pediátricas contra covid-19

Divulgação P.M de Felício dos Santos

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Diamantina iniciou, na quinta-feira (27/1), a distribuição de 3.760 doses de vacina da Pfizer para crianças, referentes à quarta remessa de imunizantes pediátricos contra a covid-19, disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

Até o momento, os 34 municípios que pertencem à Regional já têm garantidos imunizantes para iniciar o esquema vacinal de aproximadamente um terço das crianças do território, conforme levantamento da Fundação João Pinheiro de 2020, que estima uma população de 44 mil crianças de 5 a 11 anos de idade na região. “Até o momento recebemos 9.540 doses da Pfizer pediátrica para aplicação da primeira dose e 9.420 doses da Coronavac destinadas para primeira e segunda dose, quantidade suficiente para iniciar a vacinação de 13.710 crianças”, ressaltou Carolina Di Pietro Carvalho, referência técnica de Imunização da SRS-Diamantina.

Carolina esclarece algumas diferenças entre as vacinas destinadas ao público infantil. “A vacina pediátrica da Pfizer é diferente da aplicada em adultos. A dose para crianças é menor, com 0,2 ml, e tem intervalo entre a primeira dose (D1) e a segunda (D2) de 8 semanas. Já a Coronavac, a dose e a fórmula utilizadas em crianças e adultos são as mesmas, e o intervalo entre a D1 e a D2 é de 4 semanas. ”

De acordo com nota técnica emitida pelo Ministério da Saúde, a vacina contra a covid-19 não deve ser administrada junto a outras vacinas previstas no Plano Nacional de Imunização (PNI) do calendário infantil, sendo recomendado um intervalo de 15 dias para aplicação, por precaução.

Divulgação SRS Diamantina

 

 
 

Autor: Ricardo Maciel

Rolar para cima