Superintendência de Saúde de Monte Claros alinha ações para agilizar atendimento de demandas da população

Crédito: Pedro Ricardo

Com a participação de representantes de 86 municípios do Norte de Minas, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros realiza nesta segunda e terça-feira, 23 e 24 de maio, capacitação com foco na Programação Pactuada Integrada (PPI) Assistencial/Remanejamento. Trata-se do alinhamento de ações entre as secretarias municipais de saúde com a SRS de Montes Claros e Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora, visando agilizar o atendimento das demandas da população.

A coordenadora de regulação da Superintendência Regional de Saúde, Marlúcia de Fátima Maia, explica que por meio da PPI são definidos onde e quais serviços de saúde serão prestados à população, bem como a alocação dos recursos financeiros destinados a cada município. Nesse contexto, os fluxos, rotinas e protocolos de procedimentos de saúde de alta complexidade também serão temas da capacitação organizada, a fim de proporcionar maior integração e agilidade do encaminhamento de documentos entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e os municípios.

A superintendente regional de saúde de Montes Claros, Patrícia Aparecida Afonso Guimarães Mendes, destaca que, aliado à formalização de novos contratos de prestação de serviços assinados com os hospitais de Montes Claros em abril deste ano, a SRS tem investido na melhoria do atendimento das demandas dos municípios, incluindo a descentralização das redes de atenção à saúde. Num trabalho conjunto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) e dirigentes de estabelecimentos de saúde, a intenção é estruturar as nove microrregiões do Norte de Minas no sentido de dotá-las de infraestrutura para atendimento de demandas nas áreas de baixa e média complexidade em saúde, o que irá desafogar as demandas encaminhadas para Montes Claros.

Nesse sentido, frisa Patrícia Guimarães, “o investimento na capacitação e alinhamento de informações entre a SES-MG com os municípios se constitui fator fundamental para que o atendimento das demandas de saúde da população seja agilizado, meta esta que a Superintendência Regional de Saúde já tem colocado em prática envolvendo os gestores e os técnicos das secretarias de saúde dos 86 municípios do Norte de Minas”.

Autor: Pedro Ricardo

Rolar para cima