SRS Varginha registra queda nas taxas de ocupação de leitos covid-19

Imagem

Para além das tantas adaptações na vida social que foram demandadas pela situação de pandemia de covid-19, houve também a necessidade de uma reestruturação importante dos serviços de saúde, de modo a oferecer a assistência necessária à população. Uma ação de reestruturação bastante considerável foi o aumento dos leitos de UTI, que foram criados e mantidos exclusivamente para atender pacientes acometidos pela covid-19.

23-02-22-cerimônia-encerramento-Hosp-Campanha-Varginha.jpg

Na Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, que antes contava com 89 leitos de UTI geral, houve a criação de 155 leitos de UTI-Covid, divididos em 11 hospitais da jurisdição. Dentre estes hospitais, destaca-se o Hospital de Campanha de Varginha, montado exclusiva e temporariamente para o atendimento a pacientes com covid-19, contando com 20 leitos de UTI dos 155 citados.

Pode-se observar, acompanhando a média de taxa mensal de ocupação de leitos destas instituições, a notável queda dos índices de internações, especialmente naquelas dos municípios de Lavras e Três Pontas, onde as taxas chegaram a atingir 100% de ocupação e registram, atualmente, baixos índices se comparados ao ano de 2021. Outro indicador que aponta melhora no cenário é a desmobilização de 25 leitos dos 155 criados, além dos 20 já desmobilizados com o encerramento do Hospital de Campanha de Varginha em 30 de setembro de 2021, após 1 ano e 3 meses de funcionamento.

Cenário Epidemiológico

O pico de covid-19 no ano de 2022 nos municípios de abrangência da SRS Varginha ocorreu no último dia 30 de janeiro, apresentando uma média móvel de 1.977 casos confirmados. A partir desta data, a região apresenta queda de casos, sendo que a média móvel do dia 21/02/2022 foi de 752 casos nos 50 municípios de jurisdição da Regional de Saúde.

O Rt – medida estatística que simula a rapidez com que o vírus está sendo transmitido – é o número médio de pessoas que são infectadas por uma pessoa infecciosa. Se o Rt estiver acima de 1, o vírus se espalhará rapidamente. Quando o Rt estiver abaixo de 1, a contaminação tende a diminuir. Dessa forma, calcular o (Rt) por macrorregião de saúde mostra a taxa de circulação efetiva do vírus calculada para cada localidade e permite estimar quantas infecções secundárias provavelmente ocorrerão a partir de uma única infecção em uma área específica. O Rt na SRS Varginha é calculado baseado no número de pacientes internados em leitos-covid exclusivos em todos os hospitais da Macrorregião. Assim, o Rt referência é o da Macrorregião Sul. No pico de covid-19 em 2022, o Rt da Macro Sul chegou a 2,52. No momento, a média móvel do dia 08 a 14/02 foi 1,0, demonstrando assim, uma diminuição na aceleração da pandemia na região. Houve melhora, ainda, no indicador referente ao número de solicitações de internações por suspeitas de covid-19.

“Mesmo com a desmobilização dos leitos de UTI-COVID adulto, observa-se que a taxa de ocupação não ultrapassou  45 % na última  semana, confirmando  a queda no número de casos graves  e  sobretudo dos casos  que necessitam de  internação em leitos de UTI-COVID”, analisou Luciana dos Santos, Coordenadora do Núcleo de Atenção à Saúde da SRS Varginha.

Autor: Tânia Corrêa

Rolar para cima