No dia 17/11 ocorreu, no auditório da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, o “Simpósio Saúde do Homem”, com a presença de referências dos municípios da abrangência da SRS. Na ocasião, servidores da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS-SRS) apresentaram uma nova perspectiva para o Novembro Azul, ampliando o foco para além da prevenção do câncer de próstata e abordando temas cruciais como violência, acidentes, saúde mental e diversidade.
Aberto pela servidora Mônica Maciel, referência técnica da CRAS, o Simpósio contou com palestras como a apresentada pela referência em Saúde do Homem, Márcio Ferreira, em torno do tema “Saúde do Homem e Novembro Azul: Uma Nova Abordagem”. A nova abordagem em questão, segundo Márcio, propõe que o Novembro Azul se preocupe com um leque maior de fatores de risco à saúde do homem. “O grande desafio da Atenção Primária à Saúde é despertar o interesse da população masculina pelo cuidado preventivo de sua saúde, não somente focado na prevenção do câncer de próstata. A prevenção de acidentes e o estímulo à cultura da paz de novembro a novembro, por exemplo, são outras vertentes a serem trabalhadas”, destacou Márcio Ferreira. A violência e os acidentes (causas externas) são, hoje, as principais causas de mortalidade entre homens, especialmente na faixa etária de 20 a 59 anos.
Diversidade e Acolhimento na Atenção Primária
Abordando a inclusão e a diversidade na saúde, foi apresentada a palestra “O Homem LGBTQIAPN+”, pela referência em Políticas de Equidade, Bárbara Vas-Tostes. Em sintonia com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), a abordagem do evento enfatizou a importância de considerar as diversas formas de expressão das “masculinidades” e as várias fases da vida do homem, da infância à terceira idade, incluindo os homens LGBTQIAPN+. A estratégia central, segundo a equipe, é acolher e atrair os diversos tipos de homens para a Atenção Primária à Saúde (APS).
O evento foi encerrado pela referência da Rede de Atenção Psicossocial, Luana Silva, que trouxe para a discussão a relevância da saúde emocional com o tema “Saúde Mental e Valorização da Vida”. A explanação reforçou a necessidade de atender às demandas de saúde mental dessa população e intensificar a prevenção ao suicídio.

SRS Azul
Ainda em alusão ao Novembro Azul, a SRS Varginha teve seu prédio iluminado com a cor, além de balões destacando a importância de se atentar para a causa.
Por: Tânia Corrêa
Fotos: CRAS/SRS Varginha e Evanilton Antônio/SRS Varginha
