O Núcleo de Vigilância Epidemiológica e de Mobilização Social da SRS Varginha iniciaram, em abril, a execução de um projeto idealizado pelos mesmos, que envolve a causa da Dengue e o setor educação.
A iniciativa partiu da necessidade encontrada pela SRS de se disponibilizar aos professores, tanto da rede pública, quanto da privada, informações sobre a Dengue, de modo claro, útil e aplicável à realidade destes profissionais.
À frente das capacitações estão Roselaine Silva, referência técnica do Programa de Dengue na SRS Varginha, e Tânia Corrêa Machado, referência técnica em Mobilização Social. Roselaine considera “importante o uso de uma linguagem menos técnica e o contato direto com os professores, que serão multiplicadores desta iniciativa para os demais colegas e alunos”.
São trabalhados, na capacitação, assuntos como a Dengue, o ciclo do mosquito, os métodos de controle, os sintomas em adultos e crianças, bem como os instrumentos de mobilização social disponibilizados pelo Estado de Minas Gerais para serem aliados nesta ação. O DengueMob, a Peça “Deu a louca no mundo da fantasia” e o Almanaque Edi e Gita são algumas das ferramentas apresentadas aos professores e que podem auxiliar nas abordagens para com os alunos.
A identificação da criança e do adolescente como potenciais mobilizadores foi um dos fatores que impulsionou a criação da capacitação, pois o professor é uma das referências mais próximas deste público.
Pretende-se, com esta iniciativa, também, promover uma maior aproximação da Referência Municipal de Mobilização Social com as escolas; estas, por sua vez, grandes executoras de ações de mobilização social. “Estreitar este contato significa benefícios ao município: por um lado, a escola dá publicidade às ações que realiza, e, por outro, a referência de mobilização social ganha um parceiro direto na luta contra a Dengue em seu município”, afirma Tânia.
Autor: Tânia Correa