No dia 17/9, foi realizada uma reunião online com representantes dos 50 municípios abrangidos pela Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Varginha, para discutir o novo fluxo de solicitação de insulinas análogas de ação rápida e de ação prolongada. O encontro foi conduzido pelo coordenador da Assistência Farmacêutica (CAF) da SRS, Fernando Mesquita, juntamente com demais referências da Coordenação de Assistência Farmacêutica.
A reunião teve como objetivo principal apresentar e alinhar o novo processo de solicitação desses medicamentos, em decorrência da mudança de diretriz: o fluxo estadual foi substituído pelo fluxo do Ministério da Saúde (MS). Com isso, além da insulina de ação rápida, o MS passou a fornecer também a insulina de ação prolongada, o que impacta diretamente a rotina dos municípios.
Segundo Fernando Mesquita, “a reunião foi essencial para alinhamento do novo fluxo no qual as insulinas de ação rápida e prolongada passam a ser fornecidas via protocolo do Ministério da Saúde”.
Ainda segundo Fernando, o próximo passo será a adequação dos processos locais, especialmente no que diz respeito aos exames e à documentação necessários para garantir a continuidade do tratamento dos pacientes e a abertura de novos processos de solicitação nos municípios.
Por Tânia Corrêa
Foto:: Tânia Corrêa / SRS Varginha