SRS Uberlândia e SAMU realizam capacitação com profissionais de saúde de Monte Carmelo e Patrocínio

No dia 25/8, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberlândia, em parceria com o Núcleo de Educação Permanente (NEP CISTRI) e com o SAMU 192,  realizou uma capacitação para os profissionais de saúde da microrregião de Saúde de Monte Carmelo/Patrocínio. O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário Mário Palmério (UNIFUCAMP), e teve como objetivo integrar e qualificar o atendimento da rede de urgência e emergência no Triângulo Mineiro.

Ao todo, 58 profissionais entre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de nove municípios participaram das atividades. Durante a capacitação, os profissionais receberam treinamento teórico e prático, abordando não apenas conceitos de atendimento de urgência, mas também o fluxo assistencial, a territorialização e os recursos disponíveis nas redes de saúde locais.

Segundo Rosana Gervásio, referência técnica da Rede de Urgência e Emergência Hospitalar (RUE/H) da Coordenação de Redes de Atenção à Saúde (CRAS) da SRS de Uberlândia, a capacitação é fundamental para os profissionais que atuam na linha de frente da rede de urgência. “Quando o paciente chega à porta de entrada da rede, é essencial que o profissional esteja apto a realizar os procedimentos necessários para salvar vidas, reduzindo óbitos evitáveis e aumentando a segurança tanto para os pacientes quanto para a equipe de saúde”, explicou.

Haroldo José de Almeida, médico da cidade de Grupiara, ressaltou a importância da capacitação para os profissionais. “É necessário uma atualização constante, com treinamentos e maior aproximação entre profissionais da saúde. Essas melhorias contribuem diretamente na qualidade do serviço prestado à população”.

Jonas Lemes, enfermeiro em Estrela do Sul, completou que “a capacitação terá um impacto significativo em municípios menores, como Estrela do Sul, ao estabelecer medidas eficazes para o primeiro atendimento às vítimas”.

O evento faz parte de um série de  capacitações promovidas pela Regional de Saúde de Uberlândia, e reuniu profissionais da microrregião de Saúde de Araguari/Uberlândia, com participação da Regional de Ituiutaba.

Por: Dieny Fernandes – estagiária sob supervisão

Foto: Dionis Alves

Rolar para cima