Com 64,9% de cobertura vacinal geral contra influenza, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba segue acompanhando a vacinação nos municípios. De acordo com o painel de influenza do Localizasus, do dia 01/06, o grupo de gestantes é o que tem menor cobertura na macrorregião de saúde Triângulo Sul, com 45,3% de alcance, seguido pelas crianças, com 52,3%. As puérperas estão com 58,5% de cobertura e os idosos com 68,7%. Professores têm cobertura de 70,5% e trabalhadores da saúde tem 83,3% de pessoas vacinadas. Nas coberturas de sarampo, a macrorregião conta com 41,67% de crianças imunizadas e 71,02% de cobertura em trabalhadores da saúde.
Em Uberaba, o grupo de puérperas está com apenas 10,1% de imunização contra influenza e os professores, com 10,4%. As crianças contam com 15,1% de cobertura e o grupo de gestantes tem 16,2% de imunizadas, enquanto os idosos estão com 63%. O grupo de trabalhadores da saúde alcançou a meta, com 97,6% de cobertura. Na cobertura contra o sarampo, o município vacinou 29,22% de crianças e 80,63% de trabalhadores da saúde. Na macrorregião, os municípios de Planura, Pratinha e Veríssimo alcançaram a meta contra o sarampo e apenas Planura alcançou a meta contra influenza, até o momento.
De acordo com Thaís Barbosa, referência técnica em imunização da SRS Uberaba, nos últimos dias, a região avançou nas coberturas, porém ainda falta muito para que seja atingida a meta. Ela afirma que, “é preciso que as pessoas procurem, o mais rápido possível, as unidades de saúde nesses últimos dias de campanha para garantir sua imunização”. A coordenadora da Central de Vacinas do município de Uberaba, Priscila Amaral, diz que “neste momento, o município está lançando mão de estratégias como a Vacina Aqui, que agora pretende levar a vacinação para dentro das escolas, visando garantir a imunização de crianças e professores. Além disso, a oferta de vacinas nas unidades de saúde e outros pontos estratégicos deve ser ampliada, para atender o público que precisamos alcançar até o dia 24/06, quando se encerra a campanha” conclui.
Autor: Sara Braga