Na última sexta-feira (14/12), prefeitos eleitos e reeleitos da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, e ainda, futuros e atuais secretários municipais de saúde, chefes de gabinete, entre outros representantes se reuniram na sede da SRS, para discutir as políticas públicas de saúde do Estado de Minas Gerais, junto à equipe técnica regional. Também estiveram presentes representantes de hospitais, Ministério Público, Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (COSEMS), Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Grande (CISVALEGRAN) e Corpo de Bombeiros. “A acolhida aos novos gestores, uma vez que dois terços de nossa jurisdição terão, a partir de 1º de janeiro de 2013, novos prefeitos e quadros técnicos, é proporcionar interação e integração das ações de saúde correlacionadas entre estado e municípios”, afirma o superintendente regional de saúde de Uberaba, Iraci José de Souza Neto. “Tivemos oportunidade de apresentar, não só nossa estrutura física e técnica, mas também de propiciar uma ampla discussão junto a segmentos relacionados direta ou indiretamente com o sistema de saúde de nossa região”, emenda. De acordo com o prefeito eleito do município de Água Comprida, Gustavo de Almeida Gonçalves, “o evento é de suma importância porque tudo é novo para nós. Este contato com a superintendência, assim como com o Ministério Público, foi muito positivo.” Já o novo prefeito do município de Pratinha, José Joaquim Pereira, ressaltou a importância da interação com Consórcios Intermunicipais de Saúde. “Pretendemos participar de novas reuniões na superintendência para desenvolver um programa voltado às necessidades de nosso município e de nossa microrregião.” Isabel dos Reis Camargo, nova gestora de saúde de Sacramento afirma que “o elo de ligação entre municípios e estado e até com o ministério da saúde, é a superintendência. Além disso, instâncias de discussão e pactuação como a Comissão Intergestores Regional (CIR) e COSEMS constituem fóruns muito importantes dos quais participaremos ativamente. Minha expectativa em assumir a gestão municipal de saúde de Sacramento é muito grande; tudo é novo e ainda é preciso verificar toda a situação do município, mas estou pronta para os desafios”, conclui.
Perspectivas das Áreas Técnicas
O Coordenador do Núcleo de Vigilância em Saúde da SRS, Maurício de Oliveira, frisou o bom momento para discutir com os novos prefeitos as ações de Fortalecimento da Vigilância em Saúde; segundo ele “as novas gestões já devem assumir um conjunto de compromissos de grande relevância para a área, já que o primeiro ano do projeto, que finaliza em maio de 2013, é considerado um período introdutório, mas a intenção é consolidar este projeto em um programa permanente”.Já a coordenadora do Núcleo de Gestão, Isabel Cristina Capuzzo, informa que pretende realizar um treinamento com todos os técnicos efetivos da macrorregião. “Pretendemos formar todos os quadros técnicos na área de prestação de contas e convênios, a fim de esclarecer o uso e a aplicação correta do dinheiro público”.Rogério de Castro Balduíno, coordenador do Núcleo de Atenção Primária da SRS e Daniela Nogueira, coordenadora do Núcleo de Redes de Atenção á Saúde, salientam que “o estado tem investido fortemente em infraestrutura física, além de capacitação profissional através do Programa de Educação Permanente (PEP). O resultado, em consequência, é a garantia de um atendimento com mais qualidade à população, o que favorece as novas gestões”.Para a coordenadora do Núcleo de Regulação, Luana Terada, “apesar das melhorias, o atendimento em saúde pública ainda está longe do ideal. O momento atual é propício a uma reflexão pela nova gestão municipal e aponta a necessidade de construção de uma agenda prioritária, conforme a realidade da rede assistencial existente e suas potencialidades, a fim de garantir uma saúde mais resolutiva e com mais qualidade”. “A reunião foi a oportunidade de um primeiro contato, não só para apresentar oportunidades de parcerias, como também um passo na busca da organização de nosso trabalho em rede junto aos municípios às áreas de atuação da superintendência”, conclui Aline Assis, coordenadora do Núcleo de Gestão Microrregional da SRS Uberaba.
Agência Minas,acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Sara Braga