SRS Uberaba realiza Oficina da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba organizou, entre os dias 5 e 8/2, Oficina da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH), que ocorreu na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba. A iniciativa é voltada à qualificação de médicos e enfermeiros na prevenção e manejo da hemorragia pós-parto, uma das principais causas de mortalidade materna evitável no Brasil. A oficina ocorreu por meio de uma parceria entre Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Ministério da Saúde e Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), reunindo médicos e enfermeiros da Macrorregião de Saúde Triângulo do Sul.  

A programação intensiva combinou conteúdo teórico com simulações de situações realísticas, possibilitando vivências práticas de emergência relacionadas à hemorragia materna. Os principais objetivos são fortalecer as competências das equipes de saúde para o reconhecimento precoce, a resposta rápida e o manejo adequado da hemorragia pós-parto, além de contribuir para a melhoria do cuidado com gestantes e puérperas.

Para Roberta Silveira, referência técnica em saúde materna e infantil da SRS Uberaba, a realização da oficina representa um avanço importante na qualificação dos profissionais. Ela afirma que, “é extremamente importante realizar a oficina no nosso território”. A hemorragia é uma das principais causas de morte materna evitável, e cada ação de qualificação pode refletir em mais vidas preservadas. “É um tema não apenas técnico, mas profundamente humano”, concluiu.

O médico Mário Sérgio, do Hospital de Clínicas da UFTM, participou da palestra e destacou a aplicabilidade dos conteúdos apresentados. Segundo ele, “os temas discutidos trouxeram informações atualizadas, técnicas de fácil adoção e factíveis nas unidades hospitalares, com resultados positivos reais na redução da mortalidade por hemorragia. Foi um curso extremamente proveitoso e enriquecedor”, avaliou.

Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia

A SES-MG, o Ministério da Saúde e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) assinaram um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento das ações da Estratégia Zero Morte Materna por Hemorragia (0MMxH).

Inspirada em diretrizes da Opas e Organização Mundial da Saúde, busca eliminar óbitos maternos evitáveis por meio da capacitação contínua de profissionais, da adoção de protocolos clínicos baseados em evidências e do fortalecimento da Rede de Atenção à Saúde.

O projeto ampliou a participação de instituições mineiras no cuidado materno, estabelecendo, ao menos, duas instituições por macrorregião de saúde no estado. Além disso, o acordo estabelece metas como, capacitação de 80% dos profissionais de nível superior que prestam assistência obstétrica, acesso oportuno a hemocomponentes para 80% das mulheres com hemorragia obstétrica e formação de instrutores, conforme a metodologia da estratégia. O termo terá vigência até o final de abril de 2029, podendo ser prorrogado por mais cinco anos. 

Por Sara Braga (SRS Uberaba)

Fotos: Roberta Silveira e Viviane Pereira (SRS Uberaba) e Luana Silva (Fiocruz)

Rolar para cima