Evento teve foco na reorganização dos serviços de saúde
O município de Perdizes sediou, na quarta-feira, 20/8, a 7ª Conferência Municipal de Saúde, que reuniu profissionais da saúde, gestores, conselheiros e a comunidade, na Câmara Municipal. Com o tema “Reorganização dos Serviços de Saúde: novos caminhos para velhos desafios”, o encontro promoveu debates sobre a melhoria do atendimento à população com estratégias de ampliação do acesso aos serviços, o fortalecimento à atenção básica e estratégias de enfrentamento de desafios persistentes no Sistema Único de Saúde (SUS).
O evento, organizado pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com o Conselho Municipal de Saúde, contou com palestra magna da referência em Regionalização da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, Sheila Beatriz Rezende de Oliveira, que apresentou a estrutura organizacional da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e da Macrorregião de Saúde Triângulo Sul. Também apresentou o Plano Diretor de Regionalização (PDR), como instrumento que orienta a distribuição dos serviços de saúde no território, e falou sobre as Redes de Atenção à Saúde.
Regionalização
De acordo com Sheila, a regionalização é um princípio estruturante do SUS, por meio do qual se organiza a descentralização dos serviços de saúde, garantindo o acesso com equanimidade e corrigindo desigualdades entre municípios. Ela afirma que hoje, “existem ferramentas inovadoras, tanto para identificar vazios assistenciais, como para melhorar a qualidade da assistência, como o Telessaúde, em parceria com o Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que oferece teleconsultorias e teleducação”.
A gestora municipal de saúde de Perdizes, Karine Flausino Dias, acredita que a conferência é o espaço onde se busca soluções coletivamente para garantir um atendimento mais ágil, humano e resolutivo no SUS. Segundo ela, “o principal desafio do município é reorganizar os serviços de saúde a fim de encontrar novos caminhos para antigos problemas”.
Por Sara Braga
Foto: Prefeitura de Perdizes