Nesta quinta-feira, 05/06, a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM, organizou, no município de Fronteira, uma oficina de capacitação para médicos e enfermeiros da Região de Saúde Frutal/Iturama.
O evento foi conduzido pela médica infectologista e professora da UFTM, Cristina Hueb Barata, que iniciou sua apresentação fazendo um relato histórico da Dengue no Brasil e no mundo, seguido pela apresentação dos dados epidemiológicos do país, estado e principalmente da Região do Triângulo do Sul.
durante a capacitação foram ressaltados a importância da utilização tempestiva do protocolo de manejo clínico da dengue e o cuidado no diagnóstico diferencial entre as principais febres hemorrágicas, possibilitando o tratamento mais adequado e efetivo para o paciente.
Em seguida, a Médica conduziu estudos de casos relatando situações reais em que o paciente teve o atendimento segundo o protocolo no momento adequado e outras, em que o atendimento adequado foi tardio, levando a óbito o paciente. Essa atividade gerou grande participação dos presentes que aproveitaram o momento para explorar casos clínicos que viveram em seus municípios.
“A capacitação previa ser um espaço para ampliar a divulgação do manejo dos pacientes, ou seja, os cuidados diretos às pessoas com suspeita de Dengue e acabou se tornando um momento importante de ampla discussão e trocas à respeito da epidemiologia da Dengue na nossa Região,” concluiu Maurício de Oliveira, Coordenador da Vigilância em Saúde da SRS Uberaba.
Autor: Aline Assis