SRS Uberaba faz curso introdutório de Vigilância Sanitária para novos fiscais

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba, por meio do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa), promoveu, nos dias 14 e 15/5, o curso  de Introdução à Vigilância Sanitária, com foco na formação técnica de profissionais da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul. A capacitação foi realizada no auditório da Receita Federal, em Uberaba, e abordou, desde a estrutura e atribuições do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária até aspectos legais, operacionais e éticos das ações fiscalizatórias. A iniciativa reforça a atuação da Vigilância Sanitária na proteção da saúde pública, no controle de produtos e serviços e na promoção de ambientes seguros para a população.

Segundo Gisele Remy, coordenadora de Vigilância Sanitária da SRS Uberaba, “o principal objetivo foi fazer alinhamentos técnicos importantes com os novos profissionais de Vigilância Sanitária, levando em conta que, com as eleições municipais do ano passado, houve a troca de muitos deles”. Além disso, afirma, “temos também a equipe do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Paranaíba (Cisalp), contratados para dar suporte em ações de vigilância nos municípios, iniciando esse trabalho agora. O curso nivela os conhecimentos de todos, além de possibilitar as trocas de experiências, que são muito importantes”. 

O curso abordou o processo de licenciamento sanitário, os fundamentos legais e operacionais da concessão de alvarás para estabelecimentos, conforme legislação vigente, além da integração do processo à plataforma digital da Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg) via RedeSim. Outro tópico importante, foram as rotinas de trabalho, com foco no aperfeiçoamento das práticas operacionais cotidianas, o uso de ferramentas digitais, como o VigiRisco e o uso de Roteiros Objetivos de Inspeção (ROI). Também foi discutido o monitoramento de Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), a gestão de alertas sanitários, a distribuição de receituários e os programas de controle da qualidade de produtos e serviços sujeitos à vigilância. 

Curso Introdutório de Vigilância Sanitária para profissionais da macrorregião de Saúde Triângulo do Sul realizado na Receita Federal, em Uberaba

A auxiliar administrativa Ângela Patrícia Estevam é membro do Cisalp e vai trabalhar na região Triângulo Sul junto à equipe do Programa de Apoio Técnico às Ações de Vigilância Sanitária Municipal (VIisa Cis) e participou da capacitação. Para ela, “o treinamento foi muito importante para a equipe, especialmente para os que ainda não conheciam o trabalho”. A equipe do Visa Cis conta também com uma enfermeira, dois nutricionistas, uma advogada e uma biomédica.

Michel Araújo iniciou recentemente as atividades como fiscal sanitário do município de Conceição das Alagoas e assegurou que o treinamento possibilitou aprendizado de  informações técnicas muito importantes para os novos profissionais. “Em termos de qualificação profissional, o curso agregou muitos conhecimentos e norteou os caminhos que vamos seguir nesse trabalho tanto na área prática, quanto teórica, na formalização e produção de documentos oficiais”, conclui. 

Por Sara Braga / Fotos: SRS Uberaba

Rolar para cima