A capacitação que acontece de hoje a sexta-feira (15 a 17/04), na Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, tem o objetivo de instrumentalizar novos fiscais de Vigilância Sanitária e reciclar conhecimentos dos profissionais dos 27 municípios da macrorregião Triângulo do Sul.
O enfoque desta capacitação esta nas Unidades Básicas de Saúde, de acordo com a Coordenadora da Vigilância Sanitária da SRS Uberaba, Gisele Remy. “Sabemos que os serviços regulares de fiscalização em unidades básicas de saúde ainda estão carentes. Por isso, queremos sinalizar tudo em que os fiscais precisam estar atentos, para que se sintam mais seguros nas inspeções”. O Superintendente, Ivan José da Silva, também salienta que o treinamento é importante para ampliar a visão crítica dos profissionais e tornar sua atuação mais funcional com relação à melhoria dos serviços.
Para a diretora do departamento de Vigilância Sanitária do município de Uberaba, Patrícia Vieira, “é muito importante manter as ações de fiscalização padronizadas entre os fiscais da região e, além disso, trocar informações com os colegas e esclarecer dúvidas também são benefícios desses encontros, que nos deixam mais seguros para o trabalho”.
A capacitação também vai abordar os temas segurança do paciente, qualidade da água, controle integrado de pragas, manejo de resíduos, controle de medicamentos, processamento de superfícies, controle de saneantes e processamento de artigos.
Autor: Sara Braga